Botafogo e Peñarol começam nesta quarta-feira (23), no Estádio Nílton Santos, a disputa pela classificação para a final da Copa Libertadores da América. O primeiro jogo do duelo será disputado na capital carioca e a partida da volta está marcada para o dia 30 de outubro em Montevidéu, no Uruguai.
Na 8° posição do Brasileirão, o Botafogo quer conquistar o título inédito da Libertadores. O Fogão chega para o confronto após um empate em casa contra o Criciúma. O time carioca não disputava a semifinal da competição desde 1973.
Para chegar às semis, o Botafogo classificou nos pênaltis nas quartas de finais. Logo, o Glorioso avançou a próxima fase após eliminar o São Paulo em dois jogos difíceis.
Por outro lado, o Peñarol vive o bom momento no campeonato nacional. Na 1ª posição do Campeonato Uruguaio, a equipe aurinegra está na caça do hexacampeonato da América. Em seu último duelo, venceu o Boston River por 2 a 0, em casa.
Além do campeonato nacional, o Peñarol avançou a próxima fase da Libertadores com certa tranquilidade. Assim, o clube uruguaio eliminou o rival do Botafogo, o Flamengo.
Botafogo e Peñarol já se enfrentaram na Libertadores em duas oportunidades. Dessa forma, a vantagem nos duelos é da equipe carioca. Ao todo, foi uma vitória e um empate. A única ocasião que se encontraram na fase de grupos de 1973.
O primeiro duelo foi no Rio de Janeiro, com direito a goleada do Fogão, 4 a 1. Em jogo realizado no Uruguai, o Peñarol assegurou o empate em 2 a 2.
- Horário: 21h30
- Rodada: Partida de ida da semifinal da Libertadores