A torcida do Botafogo respirou aliviada com a vitória por 3 a 1 sobre o Universitario-PER, nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada do grupo D da Copa Libertadores da América.
O triunfo é o primeiro do time carioca na fase de grupos, após perder os dois primeiros jogos. Por isso, a missão no Nilton Santos era ganhar ou ganhar. Um tropeço poderia encaminhar a eliminação precoce.
A vitória em casa veio com dois gols no começo do segundo tempo, marcados por Eduardo e Luiz Henrique, este em uma bela jogada. Nos acréscimos, mais dois gols: Eduardo marcou mais uma vez e Olivares fez o de honra dos peruanos.
Agora, o Botafogo soma 3 pontos e segue na lanterna do grupo D, que está embolado. LDU e Universitario têm 4 pontos, enquanto o líder, Junior Barranquilla, acumula 5 pontos.
Na próxima rodada, em 8 de maio, o time carioca enfrenta o próprio Universitario, agora no Peru. Uma vitória levaria o Botafogo à zona de classificação do grupo.
Botafogo: John; Damián Suárez (Mateo Ponte), Halter, Bastos (Barboza) e Hugo; Marlon Freitas (Tchê Tchê), Gregore, Savarino e Luiz Henrique (Óscar Romero); Júnior Santos e Tiquinho Soares (Eduardo). Técnico: Artur Jorge.
Universitario: Britos; Corzo, Riveros e Marco Saravia; Murrugarra (Concha), Ureña, Pérez Guedes (Celi), Portocarrero e Polo (Ancajima); Édison Flores (Olivares) e Valera (Dorregaray). Técnico: Fabián Bustos.
Gols: Eduardo (2’/2ºT e 47’/2ºT) e Luiz Henrique (12’/2ºT), do Botafogo; Olivares (49’/2ºT), do Universitario.
Cartão amarelo: John e Hugo (BOT) ; Saravia, Valera, Pérez Guedes e Celi (UNI)
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: R$ 975.691,50 / 21.782 pagantes / 23.800 presentes.
Motivo: Terceira rodada do Grupo D da Libertadores.
Data e hora: 24 de abril de 2024, às 19h (de Brasília).
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN).
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Alberto Ponte (VEN).
Árbitro de vídeo: Juan Soto (VEN).