Por mais equilíbrio que o placar de 1 a 0 possa sugerir, o Botafogo dominou o clássico contra o Fluminense, nesta terça-feira (11), pela 8ª rodada do Brasileirão, e reassumiu a liderança provisória do campeonato.
O único gol da partida foi marcado pelo zagueiro angolano Bastos, de cabeça, aos 20 minutos do segundo tempo. Mas o Botafogo desperdiçou diversas chances claras, parando na trave ou em grande atuação do goleiro Fábio.
O Alvinegro do técnico português Artur Jorge chegou a finalizar 20 vezes para o gol tricolor, contra apenas seis do Fluminense de Fernando Diniz — que, por sua vez, levou a costumeira vantagem na posse de bola.
Com a vitória, o Botafogo chega a 16 pontos, dois a mais que o rival Flamengo e o Bahia, que ainda jogam na rodada contra Fortaleza e Grêmio, respectivamente.
Por outro lado, a derrota preocupa o Fluminense, que, com apenas 6 pontos somados, segue na beira da zona de rebaixamento e pode entrar no Z4, a depender dos resultados de Criciúma (contra Athletico-PR) e Cuiabá (Cruzeiro).
Botafogo: John; Damián Suárez, Bastos, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas e Tchê Tchê (Patrick de Paula); Luiz Henrique (Yarlen), Júnior Santos e Tiquinho Soares (Óscar Romero). Técnico: Artur Jorge.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier (Douglas Costa), Manoel (Alexsander), Marlon e Marcelo; Martinelli, Lima (Kauã Elias) e PH Ganso (Renato Augusto); Marquinhos, John Kennedy e Germán Cano (Isaac). Técnico: Fernando Diniz.
Gol: Bastos (20’/2ºT), do Botafogo.
Cartão amarelo: Tiquinho Soares, Tchê Tchê e Damián Suárez (BOT) ; Martinelli, Ganso e Marcelo (FLU).
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: R$ 1.117.380,00 / 24,748 pagantes / 27.239 presentes.
Motivo: Oitava rodada do Brasileirão.
Data e hora: 11 de junho de 2024, às 20h (de Brasília).
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa/SP).
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa/SP) e Evandro de Melo Lima (SP).
Árbitro de vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC).