Uma campanha de divulgação por meios digitais que tem como slogan “Bora ali, no Piauí?” está em curso, em caráter internacional, com o foco em dar visibilidade aos principais atrativos turísticos do Estado do Piauí junto à União Europeia, especialmente em Portugal. A ação integra o conjunto de atividades que estão sendo implementadas no âmbito do projeto Showcase Piauí em Portugal.
O Showcase, que vai acontecer em Lisboa nos dias 22 e 23 deste mês, envolvendo uma ampla parceria que inclui o Sebrae no Piauí, o Governo do Estado e Investe Piauí, com apoio da Secretaria de Estado do Turismo do Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), tem como metas a realização de missões empresariais, seminário de turismo e de potencialidades do Piauí, rodadas de negócios, além de degustação dos pratos típicos piauiense associados à culinária portuguesa. No âmbito da ação também foi realizada uma Press Trip de jornalistas portugueses ao Piauí.
A campanha “Bora ali, no Piauí?”, que conta com a promoção da Visit Brazil Travel Association (Vbrata), desenvolvida em dois idiomas (português e inglês), voltada para o público europeu, mas que pode ser também acompanhada por meio do Instagram @vbrataeu, apresenta o Estado como pronto para fazer a diferença no campo dos negócios internacionais – um verdadeiro paraíso de oportunidades – especialmente por conta dos seus atrativos turísticos e culturais.
Um dos destaques da divulgação é o litoral piauiense, o qual acolhe a beleza natural de praias de encantos singulares, a exemplo das Praias de Atalaia, do Coqueiro e da charmosa Barra Grande, bem como o Delta do Parnaíba, único em mar aberto das Américas. O litoral também concentra uma variada tipologia de artesanato que inclui peças do vestuário e decorativas de rendas de bilro, esculturas em madeira, além de cestarias e trançados feitos a partir da folha da palmeira de carnaúba, endêmica (restrita) do semiárido da Região Nordeste do Brasil.
O Piauí também se evidencia por abrigar um dos mais conceituados parques nacionais do País, o Parque Nacional Serra da Capivara, que se diferencia por conter achados arqueológicos como pinturas rupestres, instrumentos pré-históricos, animais representantes da megafauna (a exemplo de tatus, preguiças, tigre dente-de-sabre, que foi o felino mais pesado que já existiu, e possivelmente o maior, e mastodontes), e ainda vestígios da presença humana cuja datação pode variar de 60 mil a 100 mil anos.
Esses fatores levaram o ambiente de grandes pesquisas arqueológicas, integrante da região do semiárido nordestino, com fauna e flora específicas da caatinga, a ser tombado pelo Iphan, e, ainda, ser declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, em 1991, devido a relevância do seu valor cultural e histórico.
“Um dos aspectos mais acentuados desse projeto é a promoção do produto turístico piauiense junto a esse importante público ávido por desbravar praia e sol, natureza e cultura, itens nos quais o nosso Estado já se posiciona com amplo valor no cenário do turismo brasileiro e mundial”, assinala o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.
O diretor aponta, ainda, que “navegar” na indústria do turismo, que é altamente competitiva e em constante mudança, não é uma tarefa simples. Segundo ele, o Estado do Piauí precisa se destacar em uma multidão em constante expansão para ter sucesso e, por isso, uma publicidade turística eficaz é essencial para que se alcance os objetivos do desenvolvimento pela via do turismo, beneficiando inúmeros pequenos negócios que atuam nesse segmento.
“Não se faz necessário apenas criar campanhas publicitárias cativantes e mensagens impactantes para envolver clientes em potencial, mas também garantir que essas campanhas alcancem o público certo”, finaliza Júlio Cesar Filho.