Situada no município de Barueri, próximo à Rodovia Castello Branco, Alphaville nasceu na década de 1970 como o primeiro projeto urbano brasileiro semelhante às “edge cities” americanas, cidades planejadas instaladas próximas às grandes metrópoles. De lá para cá, a pacata região da Grande São Paulo, que até então contabilizava não mais que 60 mil habitantes, se tornou um dos locais mais pulsantes do estado, com uma cena gastronômica que não para de crescer.
Não são poucos os bares e restaurantes da capital que replicam por lá o seu sucesso, como Bráz Trattoria, Pirajá e Coco Bambu, e 2024 guarda a chegada de mais nomes de peso. Entre eles estão o ICI Brasserie, a We Coffee e a Da Mooca Pizza Shop. “Alphaville compõe a estratégia de crescimento da ICI”, afirma Sylvana Gouveia Auger, diretora de expansão da Cia Tradicional do Comércio, grupo que administra os restaurantes da marca. Em 23 de janeiro, a ICI Brasserie inaugura sua quarta unidade, localizada no shopping Iguatemi Alphaville. “Com esta loja, a primeira na Grande São Paulo, pretendemos lançar uma nova identidade e, ao mesmo tempo, atender à demanda da região.”
Com previsão de 130 lugares, a nova ICI Brasserie ocupa um espaço de 350 m² no Piso Rio Negro do centro de compras, em uma área que abriga outros restaurantes de renome, como Pobre Juan, especializado em carnes à moda argentina, e Ráscal, famoso pelo caprichado bufê. Inspirada nas brasseries típicas da França, pequenas cervejarias que servem refeições rápidas, a casa tem um cardápio assinado pelo chef Benny Novak, que contempla desde sanduíches até clássicos como steak tartare e moules et frites. “É uma região composta por um público de classe social com alta renda, com carência na oferta de gastronomia francesa”, completa Sylvana.
Na primeira semana de março, quem chega à área é a badalada cafeteria We Coffee. Fenômeno no mundo real e também virtual, graças às lojas com design futurista e comidinhas igualmente instagramáveis, a rede promete levar esses predicados ao Shopping Tamboré, que atualmente concentra treze restaurantes e 65 operações na praça de alimentação, contabilizando em torno de 900 mil clientes por mês. “Estamos estudando para fazer uma loja-experiência com uma marca internacional”, adianta Neire Oliveira, head de expansão da marca, sem, no entanto, revelar o nome em questão.
“Estar em Alphaville faz parte do plano da We Coffee de avançar pela Grande São Paulo e será um desafio interessante porque possui uma mistura de público residencial e executivo. É um nicho de poder aquisitivo alto e extremamente exigente”, afirma Neire.
Números recentes ajudam a explicar o crescente interesse de grandes grupos gastronômicos pela região. Barueri foi o sétimo município do Brasil e o segundo do estado que mais gerou empregos formais em outubro de 2023, de acordo com o último relatório do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. Outro levantamento recente apontou que Alphaville foi o bairro de Barueri com o maior número de novas empresas instaladas. Além disso, Santana de Parnaíba, que também abriga parte dos condomínios, teve o maior crescimento populacional proporcional entre os municípios com mais de 100 mil habitantes no Brasil, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Idealizado no início da década de 70 pelos engenheiros Yojiro Takaoka e Renato Albuquerque, Alphaville era originalmente um centro empresarial com o objetivo de transferir as indústrias e escritórios da capital, evitando agitação nas áreas nobres. Paralelamente, surgiram os condomínios fechados de alto padrão, permitindo que executivos vivessem nas proximidades e eliminando deslocamentos até São Paulo.
Outro empreendedor de olho nesse mercado é o chef Fellipe Zanuto. “Em 2024, planejamos expandir as operações de delivery, tanto da Da Mooca Pizza Shop quanto da Onesttà, para Alphaville”, assegura ele, responsável por comandar essas duas pizzarias de sucesso na capital. “São marcas que se alinham com a região, por isso ela faz parte do nosso plano de expansão.” Questionado sobre a possibilidade de também inaugurar uma filial de seu outro empreendimento, o renomado restaurante Hospedaria, Fellipe deixa em aberto: “Nunca diria nunca. Então, sim, é uma possibilidade. Quem sabe até o fim do ano?”
Compartilhe: