Do dia 1º de janeiro ao dia 24 de novembro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI) combateu 857 incêndios florestais em todo o estado. As ações foram realizadas com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Batalhão de Operações Aéreas da PMPI e de brigadistas locais.
O número representa um aumento de 259 atendimentos em relação a 2023, indicando, não a maior incidência dos incêndios florestais, mas, sim, uma maior procura por parte da população pela corporação, que agora conta com equipe maior e mais preparada para atender a sociedade.
“Com o novo efetivo, temos mais equipes de bombeiros militares disponíveis para pronto emprego nas ocorrências destes incêndios, seja na capital ou no interior do estado. Com novos militares preparados, hoje é possível trabalhar com ainda mais planejamento durante as operações. O combate a incêndios florestais em todo o Piauí já vem sendo rotineiramente designado a equipes fixas da corporação, pelo comando geral e pelo comando operacional”, garante o coronel Egídio Leite, comandante operacional do CBMPI.
Um incêndio florestal de grandes proporções aconteceu no município de São João da Serra no início do mês de novembro deste ano e, após quatro dias de combate, as chamas na região foram debeladas com apoio das equipes do Corpo de Bombeiros Militar e brigadistas. Paulo Tibúrcio, morador local e líder comunitário, agradeceu a ação da corporação.
“Fomos agraciados com uma grande equipe aqui em São João da Serra. Tanto do Corpo de Bombeiros quanto de militares do BOPAER. Hoje eu posso dizer que não só eu, como todos aqui no nosso município, sabemos da importância do corpo de bombeiros. Sou muito grato por isso, muito grato pela ajuda do helicóptero durante a operação, e muito grato pela motivação e trabalho dos bombeiros militares”, agradeceu Paulo Tibúrcio.
Capacitação de 52 novas brigadas de incêndio fortalece a prevenção no Piauí
No Piauí, as ações integradas entre Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além do apoio de instituições federais, possibilitaram um avanço inédito no estado, no que se refere à capacitação de brigadas de incêndio. O Piauí, que em 2022, possuía apenas 18 brigadas em todo o estado, agora conta com 70 brigadas comunitárias montadas e treinadas com o apoio do CBMPI.
O reforço de cidadãos locais e/ou nativos de diversos municípios, treinados e devidamente equipados, conta atualmente com cerca de 966 homens e mulheres, prontos para auxiliar no primeiro combate, antes da chegada dos militares, nas ocorrências de incêndios florestais no interior do estado. Compostas por voluntários e lideranças locais, essas brigadas utilizam uma combinação do conhecimento acerca das localidades e as técnicas objetivas, aprendidas nas capacitações.