O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, na manhã desta quinta-feira, 12. No local, foi recebido por centenas de apoiadores. Estava acompanhado do deputado federal Luciano Zucco (PL-RS).
Bolsonaro também participou de um evento em que discursou para seus apoiadores. Foi ovacionado pelos presentes aos gritos de “mito” e “volta, Bolsonaro”.
Bolsonaro deve permanecer em Pelotas até esta sexta-feira, 13, onde cumpre agendas relacionadas às campanhas eleitorais no município. Depois, deve ir para Trevos, Santa Maria, Santo Ângelo e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.
Bolsonaro defende anistia em discurso na Paulista
Em seu discurso na manifestação do 7 de Setembro na Avenida Paulista, o ex-presidente Bolsonaro defendeu anistia aos presos políticos e marcou posição contra a censura. Além disso, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em relação à possibilidade de anistia, Bolsonaro demonstrou sinergia com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que, minutos antes, havia reforçado a possibilidade de o Congresso Nacional atuar para avançar com um projeto de lei que vise a implementação da anistia aos detidos e investigados, sobretudo, pelos protestos de 8 de janeiro de 2023.
Para o ex-presidente da República, essa questão poderá ser um marco para retomar o protagonismo do Poder Legislativo. Assim, agradeceu aos senadores e deputados federais que trabalham em temas nesse sentido.
Em defesa da anistia aos presos políticos, Bolsonaro externou a sua visão a respeito do que aconteceu em Brasília no início do ano passado. De acordo com ele, é preciso reforçar que não houve tentativa de golpe. “Inventaram a farsa do 8 de janeiro”, enfatizou. “A verdade é o que sistema começou a se incomodar.”