Levantamento divulgado nesta quarta-feira, 27, pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria derrotado por Jair Bolsonaro (PL) e sua mulher, Michelle Bolsonaro (PL), em eventual disputa pela Presidência da República em 2026. Também haveria um empate técnico com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Num eventual segundo turno, Bolsonaro e Michelle também vencem Lula, e há empate com Tarcísio.
No cenário um, Bolsonaro venceria Lula por 41,8% a 31,4%. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 9%; Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná, com 3%; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 1,8%.
No cenário dois, a ex-primeira-dama tem ligeira vantagem, dentro da margem de erro, sobre Lula. O placar seria de 33,6% a 32,8%. No cenário três, Lula venceria Tarcísio por 33,3% a 17,8%.

Eventual segundo turno no RJ: Michelle e Bolsonaro também vencem Lula
Num eventual segundo turno, Bolsonaro teria 48,6% dos votos dos eleitores do RJ contra 37,1% de Lula; Michelle, 46,3% ante 38,6% do petista. O cenário seis é empate técnico entre Lula, com 38,7%, e Tarcísio, com 37,3%.

A pesquisa do Instituto Paraná foi feita entre 17 e 21 de maio. Ao todo, 1.550 eleitores de 58 municípios do Rio de Janeiro foram entrevistados. A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem de erro de aproximadamente 2,5 pontos porcentuais para os resultados gerais.
A mesma pesquisa, sobre o cenário eleitoral no RJ para 2026, mostrou que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lidera as intenções de voto para o governo do Estado.