Nesta sexta-feira, 11, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sofreu um mal-estar durante uma viagem ao Nordeste e foi hospitalizado em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte.
Ele está sendo transferido de helicóptero para Natal, capital do Estado. O desconforto está associado ao atentado sofrido por Bolsonaro em 2018, quando Adélio Bispo, ex-militante do Psol, tentou assassinar o então candidato à Presidência com uma facada.
De acordo com o portal UOL, pessoas próximas informaram que Bolsonaro está com a barriga muito inchada e relatou sentir muitas dores ao dar entrada no hospital.
Bolsonaro participaria de tour no Nordeste
O ex-presidente Jair Bolsonaro estava no Rio Grande do Norte para dar início a uma caravana do Partido Liberal, mas a viagem foi cancelada.
O projeto, chamado Rota 22, começaria no Estado e percorreria o Nordeste do Brasil com visitas, oficinas e seminários. A ideia era fortalecer o PL para as eleições de 2026.
Bolsonaro pretendia visitar três cidades do interior potiguar e, depois, seguiria para outros Estados do Nordeste. Ele estava ao lado do senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, que apoiava a iniciativa para divulgar pautas da direita e buscar novas lideranças.
Relembre o atentado contra o ex-presidente

Em 2018, quando liderava as pesquisas eleitorais, Jair Bolsonaro foi esfaqueado no abdômen durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG).
O autor do ataque, Adélio Bispo de Oliveira, foi preso em flagrante e mais tarde considerado inimputável pela Justiça por transtornos mentais. Desde 2019, ele está internado por tempo indeterminado na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), em ala psiquiátrica.
Bolsonaro ficou 23 dias internado depois do atentado, passando por uma cirurgia de emergência e sendo transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A facada causou graves lesões intestinais, que exigiram várias cirurgias entre 2018 e 2022.
Ele chegou a usar bolsa de colostomia temporariamente e relatou dificuldades digestivas e dores recorrentes, que impactaram sua rotina até mesmo durante o mandato como presidente.
Texto atualizado em 11/04/2025, às 10h56.