quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioPolíticaBolsonaro e Braga Netto não cometeram abuso político, diz MPE

Bolsonaro e Braga Netto não cometeram abuso político, diz MPE

O Ministério Público (MP) Eleitoral não viu abuso de poder político e econômico na concessão de benefícios sociais por parte do então presidente Jair Bolsonaro, durante a disputa pelo Palácio do Planalto.

Em 2022, PT, PCdoB e PV acionaram o Judiciário contra Bolsonaro e seu candidato a vice, Braga Netto.

julgamento bolsonaro tse
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes (à esq), a vice-presidente da Corte, Cármen Lúcia (centro) e o ministro Nunes Marques (à dir), durante a abertura do julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro – 29/06/2023 | Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

De acordo com as siglas de esquerda, Bolsonaro interviu pessoalmente nas iniciativas para ser reeleito, portanto, usando indevidamente o Estado.

“Não há elementos que permitam estimar, com precisão, número de pessoas concretamente beneficiadas e os valores efetivamente aplicados”, constatou o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa. “Tampouco há prova relevante de uma quebra de rotina administrativa nas ações adotadas, enquanto grande parte é obra do Congresso Nacional que, no contexto da campanha, recebeu uma abordagem cronologicamente vinculada ao processo eleitoral por parte da administração pública.”

TSE vai dar o veredito sobre Bolsonaro e Braga Netto

O próximo passo do processo é ir a julgamento no plenário do Tribunal Superior Eleitoral, o que ainda não tem data para acontecer. Se houver condenação dos envolvidos, eles devem ficar inelegíveis por oito anos.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui