sexta-feira, janeiro 24, 2025
InícioDestaqueBolsonaro critica ‘direita limpinha’

Bolsonaro critica ‘direita limpinha’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou indiretas a possíveis nomes da direita que pensam em substituí-lo nas eleições de 2026. Em entrevista ao canal Auriverde Brasil, no YouTube, o político, que está inelegível, criticou a “direita limpinha” e o discurso de “terceira via”.

“Não fica inventando terceira via, direita limpinha, não sei o quê”, disse Bolsonaro, sem mencionar nenhum nome. “Fazer um gestinho para lá, para cá, com sua inexperiência, com a sua até boa vontade, mas você não tem como enfrentar hoje em dia um sistema pelo povo.”

Ao se comparar a uma “canoa velha para atravessar o rio cheio de piranhas”, Bolsonaro criticou candidatos jovens e disse que, sem ele, as eleições de 2026 não serão democráticas. 

“Alguns de pouca idade já estão se lançando aí como candidatos, dizendo ‘vou resolver’, na base da lacração”, exemplificou o ex-presidente. “Não quero falar aqui dicas de quem seriam essas pessoas.”

Os nomes que querem se candidatar à Presidência em 2026

Pelo menos dois nomes conhecidos da direita se apresentaram recentemente como possíveis candidatos à Presidência da República: o empresário Pablo Marçal, que concorreu à Prefeitura de São Paulo em 2024; e o cantor Gusttavo Lima, que apoiou Bolsonaro em 2022.

Outro nome tem ganhado força, sobretudo nas redes sociais: o do parlamentar Nikolas Ferreira (PL-MG). Deputado federal mais votado do Brasil e da história de Minas Gerais em 2022, Nikolas ganhou ainda mais popularidade no começo do mês com o episódio do monitoramento do Pix.

O vídeo que ele publicou no Instagram criticando a medida “furou a bolha” da direita e teve mais de 300 milhões de visualizações em menos de uma semana. 

Nikolas, no entanto, não poderá concorrer às eleições presidenciais em 2026 por causa da pouca idade. É preciso ter ao menos 35 anos, e ele terá apenas 30. 

O deputado Eros Biondini (PL-MG) está tentando resolver esse problema. Ele busca assinaturas na Câmara dos Deputados para uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que diminuiria para 30 anos a idade mínima para disputar cargos como presidente, vice e senador. 

Nikolas, por sua vez, reitera sua lealdade a Bolsonaro. Em entrevista à TV Connect USA, emissora digital dirigida por brasileiros e sediada na Flórida, ele disse que, se a PEC for aprovada, pretende concorrer ao Senado e não à Presidência. 

Os possíveis substitutos de Bolsonaro

Outros dois nomes despontam como possíveis substitutos de Bolsonaro. O da própria ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A situação ainda não está definida.

Há também os que se apresentam como “terceira via”, que é o caso do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil).

O ex-presidente, porém, tem sugerido que acredita na reversão de sua inelegibilidade. “Tenho certeza absoluta, se Deus quiser, que, se eu disputar as eleições, ganho”, disse.

Ele também afirmou que espera que seja feita “uma limpa” dentro do partido em 2026, tanto para a Presidência quanto para deputados e senadores. Segundo ele, o PL está com “uma dúzia de oportunistas”. 

Bolsonaro lamentou não poder conversar com o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, sobre o assunto. Os dois estão impedidos de conversar por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Operação Tempus Veritatis.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui