A boliviana Marsia Taha Mohamed foi eleita a Melhor Chef Mulher da América Latina em 2024. O reconhecimento foi revelado nesta quinta-feira (3) pelo Latin America’s 50 Best Restaurants, braço do prêmio The World’s 50 Best Restaurants que elege os melhores restaurantes da América Latina.
Nascida na Bulgária e filha de pai palestino e mãe boliviana, Marsia é ex-chef do restaurante Gustu, na capital La Paz. Ela assumiu a cozinha da casa em 2013 e, no ano passado, o endereço apareceu no 23º lugar entre os 50 melhores restaurantes da América Latina. O restaurante foca no uso de ingredientes nativos bolivianos e em sabores tradicionais.
Marsia deixou o posto no Gustu há pouco tempo para se dedicar a um restaurante próprio. Ela receberá o troféu do prêmio Latin America’s Best Female Chef Award 2024 na cerimônia presencial do Latin America’s 50 Best Restaurants 2024 no dia 26 de novembro, no Rio de Janeiro.
Marsia Taha Mohamed terá restaurante solo
-
1 de 2
Marsia é ex-chef do Gustu, na capital boliviana La Paz, onde focava em ingredientes nativos e em sabores tradicionais da Bolívia • Tina Bini
-
2 de 2
Ambiente do Gustu, restaurante eleito o 23º melhor da América Latina em 2023 pelo Latin America”s 50 Best Restaurants • Tina Bini
Após uma década no Gustu, a chef está prestes a inaugurar seu restaurante próprio, o Arami, que significa “pedaço do paraíso”, na língua guarani. O empreendimento ficará no bairro de Achumani, em La Paz.
O trabalho na inédita casa deve refletir a pesquisa de Marsia em expedições pelos produtos, técnicas e culturas ancestrais da Amazônia boliviana. O objetivo é colocar no mapa a diversidade das ecorregiões bolivianas, especialmente em relação às montanhas andinas e à Amazônia.
Vale destacar que a chef também é cofundadora da iniciativa educacional Sabores Silvestres, que promove a conservação da biodiversidade, da herança culinária e a exaltação da cultura gastronômica boliviana.
É uma grande honra receber esse reconhecimento ao lado de uma longa lista de mulheres inspiradoras que vem liderando a revolução do nosso setor e que construíram as bases para que eu e outras chefs pudéssemos prosperar.
Marsia Taha Mohamed
Por meio de comunicado, a chef ainda agradeceu a equipe da premiação. “Como sempre, agradeço ao 50 Best por oferecer uma plataforma que nos ajuda a divulgar a importância da inclusão e de manter viva a nossa rica tradição culinária”.
Marsia Taha Mohamed é a 11ª mulher eleita a Melhor Chef da América Latina na história da premiação. No ano passado, Janaína Torres foi a grande vencedora do prêmio – a qual foi eleita também a Melhor Chef do Mundo neste ano.
Anteriormente, nomes como Manu Buffara, Narda Lepes, Pía León, Leonor Espinosa e Helena Rizzo também foram honradas com o título.
Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina
Pela segunda vez consecutiva, o Rio de Janeiro será o palco para a premiação principal do Latin America’s 50 Best Restaurants, que revelará os 50 melhores restaurantes de 2024 da América Latina. O evento ocorrerá em 26 de novembro.
Chef Saulo Jennings é eleito Embaixador Gastronômico da ONU Turismo