A missão era clara: reconstruir o boi em diversos níveis, desde a estrutura física até a identidade artística para fazer um espetáculo com “excelência”. É o que relatou Fred Goes, presidente do Boi-Bumbá Garantido, em entrevista à CNN. Em 2023, Fred assumiu o lugar do contestado ex-presidente Antônio Andrade visando “arrumar a casa”, com muitos problemas e dívidas trabalhistas.
Com décadas de experiência, Fred sabia que não seria uma missão fácil. “Tínhamos que focar na reconstrução do boi. Não podíamos perder tempo discutindo o passado.”
Cidade Garantido
A primeira etapa do processo, segundo Fred, foi revitalizar a Cidade Garantido, curral do boi em Parintins. O antigo galpão, antes utilizado como depósito de alegorias antigas, foi transformado em uma praça de alimentação. A reforma incluiu melhorias no telhado e ampliação do espaço de alegorias, visando melhorar a ventilação para os trabalhadores, além de realizar adequação às exigências do Ministério do Trabalho.
Apesar das dificuldades financeiras, Goes relata que a equipe implementou um planejamento cuidadoso para evitar a criação de novas dívidas e, gradualmente, diminuir as existentes.
Em paralelo, o lado artístico não foi deixado de lado. Fred destaca a importância de apresentar um boi condizente com a grandiosidade do festival. “A principal responsabilidade é levar ao Bumbódromo um boi que represente a essência do espetáculo de Parintins”, explicou o presidente perreché.
Ouça abaixo as toadas do álbum “Segredos do Coração”, que o Boi Garantido apresentará no Festival de Parintins 2024:
Preparação para o Festival
Fred destaca que o Garantido está atento às transformações no cenário cultural e visa equilibrar a tradição com a inovação. “Não podemos corromper o objetivo principal do nosso festival, que é a cultura amazônica”, reforçou o presidente. Para Fred, há um objetivo claro em 2024: envolver modernidade e tradição sem perder a identidade cultural que faz do Garantido um ícone do festival.
A equipe, segundo Goes, trabalha com foco em manter a autenticidade cultural do boi, enquanto incorpora elementos modernos que enriqueçam o espetáculo. “Estamos trazendo de volta a vertente principal, que é a raiz desse espetáculo: a base cultural da ilha. Criamos a nossa estética cultural e artística e é isso que faremos”, diz Fred.
O presidente reforça que o objetivo é elevar o nível do espetáculo, buscando inspiração e excelência em cada detalhe. “Nossa meta é que o Boi Garantido alcance a excelência artística que o festival merece”, concluiu.
Quem será o levantador?
Com a dúvida sobre quem será o levantador de toadas titular no Bumbódromo, Fred manteve o suspense e diz que ainda não há uma escolha realizada entre Sebastião Junior e Davi Assayag.
“Não há uma escolha. Os dois são contratados do Garantido e seguirão contratados, independente da escolha, se for um ou se forem os dois”, diz Fred. Ele ainda ressalta que a opção será feita no momento oportuno, com objetivo de respeitar os profissionais e realizar a melhor escolha para o andamento das apresentações do boi no Festival de Parintins.
Entrevistas com presidentes dos bois Caprichoso e Garantido
Na reta final de preparação para o Festival de Parintins 2024, a CNN entrevistou os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido para falar sobre a expectativa para o evento. A entrevista com Rossy Amoedo, presidente do Boi-Bumbá Caprichoso, pode ser vista aqui.