O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta segunda-feira, 22, o lançamento de um edital para um novo concurso público. Este será o primeiro processo seletivo da instituição depois de um intervalo de 12 anos, desde o último concurso realizado em 2012.
O concurso oferece 900 vagas de nível superior, das quais 150 são para contratação imediata e 750 para formação de cadastro reserva. O cargo de analista, com salário inicial de R$ 20,9 mil, será dividido em diversas áreas de atuação.
Os selecionados terão uma jornada de trabalho de 35 horas semanais e devem estar disponíveis para viagens nacionais e internacionais, conforme exigido pelo edital. Além do salário, os aprovados terão benefícios como assistência à saúde, assistência educacional para filhos e plano de previdência complementar.
O concurso reserva 30% das vagas para pessoas negras e 15% para pessoas com deficiência. O processo seletivo inclui provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, além de verificação de condições declaradas para candidatos negros e procedimentos admissionais com exames médicos.
As inscrições para o concurso do BNDES
As inscrições devem ser realizadas entre a sexta-feira 26 e 18 de agosto, no site da Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso. A taxa de inscrição é de R$ 110, mas candidatos doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico podem solicitar isenção.
As provas estão previstas para ocorrer no dia 13 de outubro e serão aplicadas em todas as capitais brasileiras. Os aprovados atuarão na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, mas podem ser transferidos para outras unidades conforme a necessidade do banco.
O processo seletivo terá validade de dois anos a partir da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais e poderá ser prorrogado por mais dois anos, conforme as necessidades do BNDES.