A BMW firmou oficialmente nesta quinta-feira (18) um acordo comercial para usar robôs humanoides inteligentes e autônomos em sua fábrica na Carolina do Sul, EUA.
Quem fornecerá os robôs para a montadora alemã é a Figure, criadora do ’01’.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Como é o robô Figure 01
Um dos destaques do robô criado pela Figure é a mão hábil para manipulação de objetos e trabalhos que exigem mais agilidade. As pernas permitem que o robô se mova e faça certas manobras durante as tarefas, além de possibilitar subir escadas e andar em terrenos irregulares.
- Seu treinamento combina inteligência artificial, aprendizado por reforço, simulação e teleoperação.
- Segundo o fundador e CEO da Figure, Brett Adcock, o 01 também consegue aprender tarefas sozinho ao observar humanos.
- A empresa também utiliza “aprendizado em enxame”, quando habilidades aprendidas por um robô são transferidas para outros.
Por enquanto, ainda não foi divulgado quantas unidades serão usadas na planta com mais de 740 mil metros quadrados. Também não foi revelado quais tarefas ou quando o robô começa a trabalhar na fábrica da BMW.
Segundo informações do TechCrunch, eles serão programados inicialmente para cumprir cinco tarefas. As aplicações iniciais devem incluir serviços repetitivos, como movimentação de caixas, coleta e carregamento de paletes e trabalho com chapas metálicas.
Por ora, ainda é cedo para dizer se a BMW vai expandir o uso de robôs humanoides para mais fábricas. Tudo depende se às expectativas da empresa serão atendidas na sua planta com maior capacidade de produção no mundo.
A Figure espera lançar seu primeiro robô comercialmente até 2025. Antes disso, os primeiros lotes serão entregues para parceiros como a BMW nos próximos 12 meses. A companhia também oferece um serviço de aluguel de robôs, que espera crescer e ganhar espaço no mercado nos próximos anos.