O Bluesky deve seguir os passos do X (antigo Twitter) adicionando recursos que estarão disponíveis apenas para assinantes pagos. A lista de funções adicionais inclui selo no perfil, uploads de vídeos mais longos e mais opções de personalizações.
Segundo a rede social, os recursos pagos farão parte de um pacote chamado Bluesky+ e podem mudar até o lançamento.
Quanto deve custar o Bluesky pago?
Por enquanto, o Bluesky trabalha com duas opções de pagamento: US$ 8 por mês (cerca de R$ 48 na cotação atual) ou US$ 72 por ano (R$ 434 em conversão direta). Os valores ainda podem mudar até o lançamento oficial.
Vale destacar que a plataforma cresceu muito nos últimos meses, saltando de 9 milhões em setembro para mais 20 milhões de usuários globais no fim de 2024. Uma das promessas era justamente encontrar uma maneira de permanecer gratuita para usuários finais sem usar anúncios para monetização.
Segundo o CEO, Jay Graber, as assinaturas pagas são um passo para continuar trabalhando dessa forma (Via: Wired). Graber sugeriu ainda que mais esforços de geração de receita também podem ser adotados no futuro.
Para efeito de comparação, o X arrecadou cerca de US$ 200 milhões em receita de compras desde o lançamento da assinatura paga em 2021, até então chamado de Twitter Blue. Elon Musk aposta que as assinaturas pagas do X Premium podem reduzir a dependência de receita de publicidade.