sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaBluesky lança recursos para evitar propagação de ódio online

Bluesky lança recursos para evitar propagação de ódio online

Quem está habituado a acessar redes sociais diariamente já deve saber que nem sempre essas plataformas fornecem ambientes saudáveis, com usuários que ofendem e atacam sempre dispostos a incomodar alguém. Pensando em combater esses problemas, o Bluesky anunciou novos recursos.

Entre as novidades, destaca-se a capacidade de ocultar respostas e a opção de destacar a postagem original em citações, semelhante ao que o X oferece. Esse novo recurso visa reduzir a prática de “enterrar”, onde uma postagem original é ofuscada por comentários zombeteiros ou abusivos em citações.

O ato de “enterrar” outro conteúdo surgiu como uma forma de abuso no Twitter, onde usuários citam uma postagem original com comentários que ridicularizam ou desmerecem o conteúdo, frequentemente atraindo respostas hostis.

Essa prática tornou-se uma maneira popular de aumentar o engajamento, mas trouxe problemas significativos para quem era alvo, recebendo uma avalanche de comentários negativos de desconhecidos.

Bluesky reconhece que recurso não vai impedir todas as formas de abuso

  • A nova função de desanexar citações na versão 1.90 da Bluesky permite que os usuários visualizem todas as postagens associadas a uma publicação e removam a própria postagem da citação de outros.
  • Segundo a Bluesky, essa medida ajudará a “manter o controle sobre o tópico que você iniciou, limitando a formação de grupos hostis e outras formas de assédio”.
  • A empresa reconhece que capturas de tela ainda permitirão que as pessoas continuem a prática de “enterrar” de forma alternativa.
  • Embora a função de desanexar citações possa restringir o uso de postagens de citação para corrigir ou esclarecer informações, a Bluesky planeja utilizar serviços de rotulagem para verificar a precisão das informações.
O Bluesky vem tomando medidas para diminuir o abuso em sua plataforma – Imagem: AliSpective/Shutterstock

Em contraste com plataformas como X e Facebook, a Bluesky não possui uma equipe centralizada de moderação; em vez disso, a empresa está incentivando o desenvolvimento de ferramentas de moderação e rotulagem por meio de doações para criadores interessados.

Além disso, a Bluesky planeja adicionar um recurso similar ao Community Notes, que promove a verificação de fatos colaborativa baseada em consenso, embora não tenha divulgado uma data para essa implementação.

Outras atualizações incluem a capacidade de ocultar respostas em suas postagens, que ficarão visíveis apenas atrás de uma tela de “Respostas ocultas”, tornando menos provável que usuários vejam spam ou comentários irrelevantes.

A plataforma também introduziu uma opção de notificações prioritárias, que permitirá que você receba alerta apenas de pessoas que você segue, facilitando a visualização das respostas e atualizações mais relevantes.

A Bluesky também está ajustando a exibição de respostas nas linhas do tempo, mostrando apenas aquelas que envolvem pelo menos duas pessoas que você segue. Essa mudança permitirá que respostas antigas voltem a aparecer no topo dos feeds sem a necessidade de republicar, além de evitar a separação das respostas da postagem original.

Bluesky
As “notas da comunidade”, função popular no X, pode estar chegando no Bluesky em breve – Imagem: Meir Chaimowitz/Shutterstock

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui