domingo, julho 7, 2024
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BlueCruise: sistema ‘mãos livres’ da Ford será investigado 

A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos EUA anunciou, nesta segunda-feira (29), que abriu uma investigação formal contra o BlueCruise, sistema de assistência ao motorista da Ford. Conforme divulgado pelo TechCrunch, o software avançado foi associado a dois acidentes fatais ocorridos este ano. 

O que você precisa saber: 

  • Lançado em 2021 em veículos como o Mustang Mach-E, o BlueCruise é um sistema de piloto automático da Ford que permite o motorista viajar com as mãos livres em estradas pré-mapeadas; 
  • O software usa câmeras para observar os motoristas e manter seus veículos na pista; 
  • Contudo, nos dois acidentes avaliados pela NHTSA, o veículo com o sistema acionado bateu em objetos parados, incluindo outros veículos; 
  • Ambos os casos ocorreram justamente com o Mustang Mach-E, e foram fatais; 
  • Ao TechCrunch, a Ford comunicou que está “trabalhando com a NHTSA para ajudar na investigação”. 

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Segundo o departamento de trânsito americano, o objetivo é determinar se o sistema de monitoramento do motorista da Ford faz o suficiente para manter os usuários atentos enquanto o software BlueCruise e o Co-Pilot360 da Ford (um precursor do BlueCruise em modelos anteriores) estão ativos. 

O caso ocorre no mesmo dia em que a organização divulgou a conclusão da investigação contra o Autopilot da Tesla. Segundo a NHTSA, no caso da montadora de Elon Musk os motoristas foram responsáveis pelo acidente, no entanto, apenas como consequência da falta de artifícios suficientes para mantê-los atentos — em outras palavras, a Tesla não teria deixado claro que os condutores precisavam continuar prestando atenção ao trânsito mesmo com o piloto automático ativado. Para a NHTSA, os protocolos de notificação e segurança atuais não são suficientes para o engajamento necessário. 

No caso da Tesla, o órgão se baseou em 211 acidentes, com 49 feridos e 14 mortes. A companhia também será investigada por propaganda enganosa, já que o Autopilot é comercializado como “sistema autônomo”, mas é apenas um software de assistência. Saiba mais aqui! 

Via Olhar Digital

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