A Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, terminou com sucesso seu oitavo voo de turismo espacial. A decolagem ocorreu às 10h07 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 29.
Depois da decolagem, foram necessários oito minutos para que o foguete New Shepard retornasse e pousasse na plataforma de lançamento. Pouco mais de 10 minutos depois do acionamento dos motores, a cápsula com os passageiros também já estava de volta à superfície.
Além do oitavo voo de turismo espacial, foi a 26ª missão da New Shepard. Por enquanto, a Blue Origin levou 37 pessoas além da Linha de Kármán. Essa linha consiste na “fronteira” entre a Terra e o espaço sideral.
O oitavo voo teve como participantes Nicolina Elrick, Rob Ferl, Eugene Grin, Eiman Jahangir, Karsen Kitchen e Ephraim Rabin.
Voo registra dois fatos inusitados
Estudante da Universidade da Carolina do Norte, Karsen Kitchen é, agora, a mulher mais jovem a cruzar a Linha de Kármán.
Outro dado curioso: o passageiro Rob Ferl, que é professor e pesquisador do Instituto Espacial Astraeus, na Universidade da Flórida, tornou-se o primeiro pesquisador financiado pela Nasa, a agência aeroespacial norte-americana, a conduzir um experimento.
Neste caso, o experimento relaciona-se ao desenvolvimento de genes de plantas expostos à transição espacial.
Chefe da Nasa parabeniza Blue Origin
Em sua conta no Twitter/X, o ex-senador e ex-astronauta Bill Nelson, que administra atualmente a Nasa, parabenizou o trabalho da Blue Origin. Ele destacou, principalmente, a importância da jornada em apoio às pesquisas espaciais com foco em explorações futuras.
A sétima viagem de turismo espacial da empresa havia ocorrido em maio deste ano. As seis anteriores foram de julho de 2021 a agosto de 2022.
Em uma delas, em junho de 2022, a tripulação contou com a presença do brasileiro e engenheiro de produção Victor Hespanha. Bezos integrou o voo turístico tripulado de inauguração.