quinta-feira, outubro 3, 2024
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bloqueio de cookies começa nesta quinta-feira

O Chrome, navegador do Google, começa a bloquear cookies de terceiros a partir desta quinta-feira (04). Nesta primeira etapa, a mudança chega a apenas 1% dos usuários. Segundo a empresa, o bloqueio deve chegar a todos a partir do terceiro trimestre de 2024.

Para quem tem pressa:

  • O Google começa a implementar o bloqueio de cookies de terceiros no Chrome para 1% dos usuários, com planos de expandir para todos até o terceiro trimestre de 2024;
  • Usuários selecionados para a primeira fase do bloqueio receberão uma notificação sobre a mudança ao abrir o navegador tanto em computadores quanto em celulares Android;
  • Cookies são dados armazenados pelos navegadores usados para segmentar anúncios. O Chrome visa melhorar a privacidade com a “proteção antirrastreamento”;
  • A mudança poderá causar instabilidade em alguns sites, mas o Chrome oferece uma opção para reativar temporariamente os cookies de terceiros se necessário.

Os usuários “premiados” receberão um aviso sobre o bloqueio dos cookies ao abrirem o navegador. A notificação vai aparecer tanto em computadores quanto celulares, desde que sejam Android. Ou seja, a versão do Chrome para iPhone ficou de fora, por enquanto.



Google Chrome e cookies: o que muda?

Montagem com aviso sobre bloqueio de cookies no Google Chrome num notebook e celular Android
(Imagem: Google)

Os cookies são dados armazenados em navegadores a pedido dos sites para segmentar anúncios publicitários. Sabe quando você pesquisa algo (por exemplo: monitor de 27 polegadas) e, logo depois, começam a pipocar anúncios daquilo? Isso ocorre por conta dos cookies.

O Google chamou este bloqueio de “proteção antirrastreamento“, parte da iniciativa Privacy Sandbox. Com esta mudança, a big tech – que trabalha para interromper esse tipo de rastreio desde 2020 – aposta numa alternativa “mais focada em privacidade”.

Ao tirar os cookies de terceiros da conta, o Google vai repassar informações aos anunciantes de forma anônima. Eles poderão usar a ferramenta Topics, capaz de filtrar usuários a partir de interesses deduzidos com base nos sites visitados.

De acordo com a big tech, publicidade com base em interesses é diferente da contextual. Isso porque, no caso da segunda, o “objetivo é corresponder anúncios ao conteúdo da página que o usuário está visitando”.

Captura de tela de janela do Google Chrome com botão para barrar bloqueio de cookies
(Imagem: Google)

Por se tratar de uma mudança grande no navegador, o Google apontou que alguns sites podem apresentar instabilidade. Para resolvê-la, os usuários podem reativar temporariamente os cookies de terceiros nos sites em questão. É só clicar no ícone em formato de olho, na barra de endereço (veja acima).

Via Olhar Digital

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