terça-feira, novembro 26, 2024
InícioGeralBloqueio atmosférico traz estiagem e calor até agosto

Bloqueio atmosférico traz estiagem e calor até agosto

Um bloqueio atmosférico trouxe estiagem e calor para o Centro-Oeste brasileiro. O fenômeno deve persistir até agosto. A região enfrenta temperaturas elevadas, particularmente em Mato Grosso do Sul. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta sexta-feira, 19.

Diversas áreas do Centro-Oeste estão sem chuvas há quase três meses, como Mato Grosso do Sul, centro-norte e leste de Mato Grosso e Goiás. Embora o inverno seja tipicamente seco, alguma precipitação é comum.

Dados do Sistema de Informação sobre Secas na América do Sul mostram há quanto tempo as principais cidades da região estão sem chuvas. Confira a lista abaixo:

  • Cuiabá: 60;
  • Nova Xavantina (MT): 63 dias;
  • Sinop (MT): 78 dias;
  • Posse (GO): 82 dias;
  • Goiânia: 83 dias;
  • Brasília: 83 dias;
  • Nova Maringá (MT): 90 dias; e
  • Cassilândia (MS): 91 dias.

Nos últimos cinco anos, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou a pior condição de seca na região. As áreas que estão há cerca de 90 dias sem chuvas costumam acumular pelo menos 50 mm de precipitação da segunda metade de abril até o início de julho.

Além da estiagem, praticamente todo o Brasil tem registrado temperaturas acima do normal em 2024. Poucos Estados não tiveram temperaturas de pelo menos 1ºC acima da média.

Em junho, as temperaturas foram especialmente elevadas em Mato Grosso do Sul, no noroeste do Paraná e no leste de São Paulo. As anomalias são superiores a 3°C, em comparação ao período de referência, de 1981 a 2010.

Calor continuará no Centro-Oeste

As previsões mostram que a estiagem e o calor alto continuarão no Centro-Oeste. Um sistema de alta pressão estacionário impede o avanço de frentes frias e a formação de sistemas meteorológicos que poderiam trazer chuva.

Não há previsão de quebra do bloqueio atmosférico. A previsão mostra que a estiagem continuará até o fim de julho e durante boa parte de agosto.

Leia também:

As temperaturas também permanecerão elevadas no Centro-Oeste. Em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, as temperaturas serão mais quentes que o normal, enquanto em Goiás ficarão dentro da média para a época.

O oeste de Mato Grosso do Sul terá anomalias de temperatura superiores a 3ºC, o que reforça a tendência de temperaturas elevadas nos próximos meses.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui