O primeiro blindado adquirido pelo Exército Brasileiro para renovar sua frota está retido no Porto de Hamburgo, ao norte da Alemanha. O veículo deveria embarcar para o Brasil em 20 de junho, mas a ausência de documentação impediu a viagem. A informação é da CNN Brasil.
O consórcio italiano Iveco-Oto Melera, vencedor da licitação para a compra de 98 unidades do Centauro II-BR, informou a situação em carta ao Exército. O veículo é essencial para a modernização da frota militar brasileira.
Trâmites alfandegários e previsão de embarque
Segundo o Exército, o consórcio está resolvendo os trâmites alfandegários. A previsão é que o blindado embarque para o Brasil em 2 de julho. Apesar do atraso, a Força Armada afirmou que o atraso de 20 dias não deve afetar o cronograma de aquisição.
O veículo está sendo enviado ao Brasil como parte dos testes necessários para a compra. Em novembro de 2022, no final do governo Jair Bolsonaro, o Exército escolheu o blindado para renovar sua frota. Foi firmando então um contrato de R$ 5 bilhões com o consórcio italiano.
Etapas dos testes e avaliações técnicas
Os testes com dois veículos são realizados antes da compra final. Segundo o Exército, mais de 80% das avaliações técnicas foram concluídas na Itália por engenheiros militares brasileiros. Após isso, os veículos serão testados no Brasil.
Os testes no Brasil ocorrerão no Centro de Instrução de Blindados, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e devem ser concluídos até 31 de dezembro. O segundo blindado para teste deve embarcar para o Brasil em julho, depois de passar por pintura para se adequar às cores do Exército Brasileiro.