O técnico da Seleção Uruguaia, Marcelo Bielsa, ganhou destaque nas últimas horas ao citar o São Paulo e o Palmeiras durante uma análise profunda sobre o futebol sul-americano. O treinador argentino, conhecido por ser um grande estudioso do esporte e também por grande conhecimento sociológico, fez críticas ao modus operandi do futebol do continente em relação à venda de jovens talentos para o futebol do exterior.
Em pergunta feita pelo jornalista brasileiro Leandro Quesada, da Placar, sobre a relação do treinador com o futebol brasileiro e a realidade do esporte na América do Sul durante coletiva de imprensa na noite desta sexta-feira (5), Bielsa quebrou seu protocolo usual ao se surpreender com a pergunta. Ele olhou atentamente em direção ao jornalista – o treinador costuma responder as perguntas olhando para baixo – e replicou de forma profunda, analítica e de certa forma saudosista.
Ao analisar o atual cenário do futebol latino, o argentino Marcelo Bielsa citou o Sâo Paulo de Telê Santana, bicampeão da Libertadores, e o Palmeiras de Endrick e Estevão.
Veja que interessante: se você recordar a formação do São Paulo (1992) que tinha um treinador monumental (Telê Santana) e uma equipe na qual todos os jogadores eram da Seleção Brasileira e atuavam no futebol local. Então, atentem-se ao que aconteceu com o pobre futebol sul-americano.
Porque esse seria o cenário, não sei quem fez a pergunta, se perguntaria isso. Quem fez a pergunta? Ah, está bem, então não me coloquem com a obrigação de cair num lugar comum e evasivo, senão diga voê a verdadade evidente que se desprende deste cenário que você coloca. Veja como tenho a memória ruim, mas seguramente você sabe que naquele time jogava Raí, Antônio Carlos, Ronaldo, Cafu, Pintado, Evanilson, Muller. Eram todos jogadores de futebol europeu, mas antes de irem à Europa disputaram duas finais de Copa Libertadores.
Marcelo Bielsa, técnico da Seleção Uruguaia
Então, imaginem vocês o que aconteceu com o futebol. O futebol que é propriedade popular essencialmente. O futebol é propriedade popular porque os pobres têm muito pouca capacidade de acesso à felicidade porque não possuem dinheiro para comprar a felicidade. Então, como o futebol é gratuito, ele é de origem popular. Então, esse futebol que é uma das poucas coisas que horizontalmente os mais pobrem mantém, já não o têm mais porque aos 17 anos o Endrick, o jogador do Palmeiras, bom, sobre tudo isso, que pena que eu tenha que dizer porque me vai trazer nada além de críticas e, acredito que você está alheio a esse negócio, senão não faria a pergunta.
Marcelo Bielsa, técnico da Seleção Uruguaia
São Paulo e Palmeiras fazem Bielsa ‘quebrar protocolo’ e lamentar: ‘Pobre futebol’
Treinador argentino, que só dá respostas de cabeça baixa, arregalou os olhos ao ser questionado por @placar sobre relação com futebol brasileiro
El Loco jamais responde olhando diretamente nos… pic.twitter.com/oyVlot2d2w
— Leandro Quesada (@leandroquesada) July 6, 2024
Brasil e Uruguai se enfrentam na noite deste sábado, às 22h (horário de Brasília), em Nevada (EUA), pelas quartas de final da Copa América. O vencedor do confronto encara quem passar de Colômbia x Panamá.