sábado, setembro 28, 2024
InícioInternacionalBiden vai deixar a vida pública dos EUA depois de 53 anos

Biden vai deixar a vida pública dos EUA depois de 53 anos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, na tarde deste domingo, 21, que não irá disputar a reeleição pelo Partido Democrata. Decisão que, mais do que representar a troca de comando na Casa Branca daqui a pouco mais de seis meses, simbolizará o fim de uma era na política norte-americana.

No decorrer das últimas cinco décadas, Biden ficou de fora do poder público apenas durante os quatro anos de mandato do republicano Donald Trump como presidente dos EUA, de 20 de janeiro de 2017 a 20 de janeiro de 2021. Na reta final desse período, no entanto, o democrata se dedicou a sua própria campanha como presidenciável.

Anos antes de se eleger presidente, em novembro de 2020, Biden acumulou experiência no cenário político do país. Foi, por exemplo, o vice-presidente durante os dois mandatos de Barack Obama, de 2009 ao início de 2017.

Biden chegou à Vice-Presidência dos EUA depois de 36 anos consecutivos de mandato como senador pelo Estado de Delaware. Ficou no cargo de 1973 a 2009.

Como parlamentar, o político democrata passou a ter atuação no ambiente internacional. Foi presidente do Comitê de Relações Exteriores do Senado em duas oportunidades, de 2001 a 2003 e de 2007 a 2009, quando deixou o Congresso para assumir o cargo de vice-presidente na gestão Obama. Além disso, presidiu o Comitê do Judiciário do Senado norte-americano de 1987 a 1995.

Leia mais:

O cargo de senador foi o segundo na carreira política do atual presidente dos EUA. Antes de mirar o Capitólio, Biden serviu como membro do Conselho do Condado de New Castle, no norte de Delaware, por dois anos. Ficou no posto de janeiro de 1971 a janeiro de 1973.

Biden teve campanhas frustradas para a Presidência dos EUA

A campanha deste ano, que será descontinuada a partir de agora, não é o primeiro revés de Joe Biden em relação à Casa Branca. Fora a exitosa disputa de 2020, quando venceu o então presidente Donald Trump, o político democrata chegou a lançar candidatura à Presidência dos EUA em outras duas oportunidades: em 1988 e 2008. Em ambos os casos, contudo, não angariou o apoio necessário para ser o indicado pelo Partido Democrata.

Aos 81 anos e sem seguir na disputa pela reeleição, Joe Biden se prepara para encerrar a sua carreira na vida pública norte-americana, o que teve início há 53 anos. O mandato dele na Casa Branca chegará ao fim em 20 de janeiro de 2025.

O sucessor dele será eleito em 5 de novembro. Trump será o representante do Partido Republicano na disputa, com o senador J. D. Vance como vice. Sem Biden, os democratas terão que definir os seus representantes no decorrer dos próximos dias.

E mais: “O transtorno mental da imprensa”, por J. R. Guzzo

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui