quinta-feira, julho 4, 2024
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Biden quer quadruplicar tarifa sobre carros elétricos da China

O governo federal dos EUA, chefiado pelo presidente Joe Biden, prepara a instauração de uma tarifa quatro vezes mais alta para produtos de energia limpa que vem da China, incluindo carros elétricos.

Outros produtos que estariam dentro desta política e teriam seus valores afetados são minerais, bateria e produtos solares. A alta nas tarifas ocorre após o governo Biden revisar os valores cobrados em taxação pelo presidente anterior, Donald Trump.

Trata-se de uma decisão que não veio sem resistência interna para Biden. A equipe de conselheiros econômicos do presidente dos Estados Unidos ficou dividida sobre a decisão de subir as taxas.

Enquanto autoridades comerciais vinham pressionando Biden por taxas mais elevadas, pessoas próximas ao chefe de estado americano, como a secretária do Tesouro, Janet Yellen, o aconselhava que a taxação deveria ser reduzida.

Joe Biden
Imagem: shutterstock/lev radin

O que acabou sendo decisivo para a decisão de quadruplicar as taxações foi um aumento nas exportações chinesas nos produtos de energia limpa. Autoridades dos EUA creem que, para que a indústria americana de energia limpa possa crescer, é preciso se proteger da atuação chinesa neste ramo através das tarifas elevadas.

Aumento na taxação visa impedir domínio chinês no mercado de carros elétricos nos EUA

  • Fontes próximas do governo federal dos EUA alegam que as autoridades querem uma taxação maior, sobretudo nos carros elétricos, com expectativa de uma tarifa que vá subir de 25% para 100%.
  • A tarifa imposta até o momento para carros elétricos da China é o que ainda impede uma adesão em massa dos veículos em solo americano, já que o país asiático consegue comercializar os EVs por um preço menor do que os carros ocidentais.
  • Com a China ampliando cada vez mais sua produção de carros elétricos e conseguindo vendê-los a baixos preços, pessoas ligadas a Biden, legisladores e fabricantes americanos de EVs começaram a temer que uma taxação de 25% não seria o bastante para brecar um domínio de carros chineses no país.
byd
Imagem: Cobalt S-Elinoi/Shutterstock

Via Olhar Digital

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