sábado, novembro 23, 2024
InícioInternacionalBiden não vai renunciar e pretende concluir mandato, diz porta-voz

Biden não vai renunciar e pretende concluir mandato, diz porta-voz

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, não vai renunciar e pretende concluir seu mandato, segundo o porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates. Biden, de acordo com o assessor, espera “entregar mais resultados históricos ao povo norte-americano”.

Depois de Biden desistir da reeleição, em decisão anunciada neste domingo, 21, adversários políticos exigiram sua renúncia, relatou a Folha de S.Paulo. Um deles é o deputado Mike Johnson, presidente da Câmara (Republicano). Ele declarou que Biden não está apto para o cargo.

Johnson afirmou no Twitter/X que “ele deve renunciar ao cargo imediatamente”. Greg Abbott, governador do Texas, disse que, “se Biden não está apto para concorrer à Presidência, ele não está apto para dirigir a Presidência”.

Assessores e aliados de Biden descartam a renúncia e afirmam que ele está determinado a concluir seu mandato. Bates afirmou que Biden herdou uma economia em crise, alta criminalidade e alianças enfraquecidas.

Bates destacou que Biden reverteu a situação econômica, alcançando o maior crescimento mundial e a menor taxa de crimes violentos em quase 50 anos, além de fortalecer a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

“Ele continuará lutando para proteger as liberdades dos norte-americanos contra proibições radicais ao aborto e ataques ao Estado de Direito.”

Novo candidato será definido em convenção

Biden anunciou no domingo que não iria disputar mais a reeleição. A informação veio depois de semanas de desgaste, em virtude de um debate malsucedido com Donald Trump, ocorrido em 27 de junho.

O presidente, de 81 anos, deu sinais de senilidade na ocasião e em alguns momentos posteriores. Durante e depois da transmissão do debate na CNN, alguns integrantes do Partido Democrata passaram a pressioná-lo publicamente para desistir da corrida pela Casa Branca. Ao mesmo tempo, uma série de doadores da sigla ameaçou suspender os financiamentos da candidatura presidencial.

Com a desistência de Biden, um sucessor terá de ser escolhido na Convenção Nacional Democrata, que vai oficializar o candidato do partido, entre 19 de agosto e 22 de agosto.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui