O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou nesta terça-feira, 5, que talvez não concorreria à reeleição em 2024 se seu antecessor, o ex-presidente Donald Trump, não estivesse na disputa.
A declaração foi feita em momento em que mesmo os apoiadores mais ativos do Partido Democrata passaram a questionar se, aos 81 anos, Biden teria condições físicas de governar o país por mais um mandato de quatro anos.
“Se Trump não estivesse concorrendo, não tenho certeza se estaria concorrendo”, disse Biden. “Não podemos deixá-lo vencer.”
Segundo o atual presidente, Trump seria um presidente autoritário se voltasse à Casa Branca.
Biden tem dito que se o ex-presidente for eleito novamente, os Estados Unidos correm o risco de ver suas instituições democráticas desmanteladas e que Trump representa uma ameaça a leis que garantem que mais pessoas tenham acesso ao serviço público de saúde.
Trump deverá ser candidato
Na avaliação de especialistas, Trump, de 77 anos, deve se consolidar nas próximas semanas como o candidato a ser escolhido pelo Partido Republicano na disputa das eleições no próximo ano.
Ele foi presidente durante apenas um mandato, de 2017 a 2021.
Biden e a desconfiança dos eleitores
Biden anunciou em abril que tentará a reeleição, mas sua candidatura desperta desconfiança entre o eleitorado norte-americano e até mesmo dentro do seu próprio partido.
Uma pesquisa do instituto Ipsos mostrou em setembro que 77% da população em geral e 65% dos democratas consideram o atual presidente velho demais para ser presidente.
Apenas 39% dos norte-americanos acreditam que ele está em um estado mental adequado para o cargo.