O jornalista George Stephanopoulos, âncora do telejornal norte-americano ABC News, disse que Joe Biden não é capaz de cumprir um novo mandato na Presidência dos Estados Unidos. A afirmação ocorreu na terça-feira 9.
Ele deu a declaração quatro dias depois de entrevistar o presidente norte-americano. Sua fala foi a resposta a uma pergunta feita por uma pessoa que o abordou na rua.
O vídeo, que foi divulgado pelo site norte-americano TMZ, mostra Stephanopoulos com roupas de ginástica enquanto caminhava em uma calçada de Nova York. De repente, um estranho se aproxima do jornalista, e, com a câmera do celular escondida, faz a pergunta e recebe a resposta.
“Você acha que Biden deveria renunciar?”, perguntou a pessoa que o abordou. “Você falou com ele mais do que qualquer outra pessoa ultimamente”. O jornalista respondeu: “Não acho que ele consiga cumprir mais quatro anos de mandato”.
Em nota, Stephanopoulos se desculpou. “Mais cedo, respondi a uma pergunta de um transeunte”, escreveu. “Não deveria ter feito isso.”
A equipe do ABC News também se manifestou. Afirmou que o jornalista tinha expressado “o próprio ponto de vista, não a posição do telejornal”.
Críticas a Biden se intensificam
As críticas ao presidente norte-americano se intensificaram depois do último debate eleitoral. O confronto entre Biden e o ex-presidente Donald Trump ocorreu em 27 de junho. O embate contou com transmissão do canal CNN.
Nesta quarta-feira, por exemplo, o ator de Hollywood George Clooney pediu a Biden que desista de sua campanha. Em um artigo publicado no jornal norte-americano New York Times, o artista afirmou que Biden está “velho demais para concorrer novamente”.
“O tempo é a única batalha que ele não pode vencer”, escreveu Clooney. “É devastador dizer isso, mas o Joe Biden que encontrei há três semanas na arrecadação de fundos não é o mesmo Biden de 2010, nem de 2020. Ele era o mesmo homem que todos vimos no debate.”