Em um comunicado divulgado pela Casa Branca neste sábado, 11, o presidente norte-americano expressou suas condolências pelas vítimas das recentes inundações no Rio Grande do Sul. Joe Biden reiterou o compromisso dos Estados Unidos em apoiar o Brasil e falou em “fornecer ajuda”.
Biden disse que está mantendo contato com as autoridades brasileiras para coordenar o suporte necessário.
“Minha administração está em contato com nossos parceiros brasileiros”, escreveu Biden. “Os Estados Unidos estão trabalhando para fornecer a ajuda necessária para os brasileiros em coordenação com as autoridades brasileiras à frente da operação. Os Estados Unidos estão com o Brasil neste difícil momento”.
O comunicado oficial, entretanto, não detalhou qual seria a ajuda oferecida, apenas destacou o compromisso do país em apoiar o Brasil durante este período desafiador.
O democrata também mencionou a presença da primeira-dama, Jill, ao seu lado no comunicado oficial de pesar pelas vidas perdidas e pela destruição causada pelo desastre natural no Estado gaúcho.
“Jill e eu estamos profundamente tristes pelas vidas perdidas e pela devastação causada pelas enchentes no Brasil”, escreveu Biden. “Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas impactadas por essa tragédia e com os socorristas que estão trabalhando no resgate e no fornecimento de ajuda médica às famílias e indivíduos afetados”.