O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai fazer um discurso à nação nesta quinta-feira, 7, depois da derrota de Kamala Harris para Donald Trump.
A campanha do republicano disse que Biden convidou o novo chefe de Estado para uma reunião na Casa Branca, mas não especificou quando o encontro vai acontecer.
Biden desistiu de concorrer à reeleição em julho por pressão do próprio partido e foi substituído pela vice-presidente, Kamala Harris. O democrata vai se pronunciar publicamente pela primeira vez depois da eleição às 11h (13h no horário de Brasília).
Nesta quarta-feira, 6, na primeira fala depois da derrota, Kamala tentou consolar os eleitores do Partido Democrata.
Assim como Biden, ela prometeu colaborar com a transição de poder até a posse de Trump, em 20 de janeiro do ano que vem. No entanto, ressaltou que não abraçaria a visão do republicano para o país.
Bolsonaro vai pedir autorização para ir à posse de Trump
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que pretende solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) permissão para participar da posse de Donald Trump nos Estados Unidos.
Durante uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Bolsonaro ressaltou que o ministro Alexandre de Moraes já negou três de suas solicitações para viagens internacionais. Entre elas, uma visita a Mar-a-Lago, local da mansão de Trump, na Flórida.
Bolsonaro manifestou que, se Trump o convidar, buscará autorização do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-presidente está impedido de deixar o Brasil, com passaporte retido, em razão de investigações sobre supostas tentativas de golpe no final de seu governo, em 2022.