O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou, pela segunda vez neste ano, que o presidente da China, Xi Jinping, é um “ditador”. A fala se deu nesta quarta-feira, 15, poucas horas depois de os dois líderes terem se encontrado em reunião diplomática.
Xi Jinping está nos EUA para a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.
Ao sair do encontro, Biden foi questionado por uma repórter se ele ainda descreveria o líder chinês da mesma forma que fez em junho. “Bem, veja, ele é”, respondeu o presidente norte-americano. “É um ditador no sentido de que é um homem que dirige um país que é comunista.”
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Biden ainda acrescentou que o governo chinês é totalmente diferente do norte-americano.
No mesmo dia, a China rebateu os comentários do presidente dos EUA. Os chineses afirmaram que “eram absurdos e uma provocação” a declaração de Biden. “Um desentendimento inesperado imediatamente depois dos esforços de ambos os lados para reduzir as tensões.”
As falas de Biden surgiram apenas um dia depois de o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ter visitado Pequim para estabilizar as relações bilaterais entre os dois países. Segundo Blinken, a relação entre China e EUA estavam “no ponto mais baixo desde o estabelecimento dos laços formais”.
“Trump lidera nova pesquisa eleitoral em 5 Estados-chave dos EUA”
A primeira vez que Biden chamou Xi de “ditador”
A primeira vez que Biden irritou Pequim ao chamar o líder chinês de “ditador” foi em junho deste ano, durante um evento na Califórnia. Na ocasião, os dois presidentes discutiram a questão do balão espião chinês, que sobrevoou os EUA no início do ano, e foi abatido por caças norte-americanos.
Causando embaraço diplomático, Biden afirmou que Xi Jinping havia ficado “muito chateado” quando ele derrubou o balão cheio de equipamentos de espionagem. Segundo a China, o objeto havia desviado de curso, indo, sem querer, parar no espaço aéreo norte-americano.
“China se torna primeiro ‘cobrador de dívida’ mundial”