A aprovação do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, atingiu o menor índice da série histórica. Os dados são da consultoria Gallup e foram publicados nesta semana.
A Gallup comparou a média dos porcentuais de aprovação de Biden com dados que remontam desde 1956, quando Dwight Eisenhower era o presidente dos EUA. O período de análise compreendeu os 13 primeiros trimestres do primeiro mandato de cada chefe de Estado.
Atualmente, a média da aprovação de Biden é de 38,7%, de acordo com a Gallup. Trata-se do menor número da série histórica para essa altura do mandato de um presidente norte-americano.
George Bush, do Partido Republicano, ocupa o penúltimo lugar no ranking. A aprovação média no período citado era de 41,8%, em 1992. Depois, aparecem o democrata Barack Obama (45,9%) e o republicano Donald Trump (46,8%).
Trump aparece à frente de Biden em seis Estados decisivos
Não bastasse esse cenário, Biden vê seu principal opositor, o candidato republicano Donald Trump, à sua frente em seis Estados decisivos.
A pesquisa, elaborada pelo Wall Street Journal, revela uma preocupação dos eleitores com a economia do país.
Trump teve uma vantagem de 2 a 8 pontos porcentuais nos Estados da Pensilvânia, do Michigan, do Arizona, da Georgia, de Nevada e da Carolina do Norte.
Segundo o jornal, a avaliação negativa do atual presidente dos EUA supera a positiva em 16 pontos porcentuais. Em quatro Estados, o número sobe para 20 pontos porcentuais.
Trump, por sua vez, obteve apenas uma avaliação negativa sobre o seu tempo na Casa Branca entre os Estados citados na reportagem. O republicano também foi eleito por 48% das pessoas como o candidato com a melhor aptidão física e mental para o cargo. De acordo com a pesquisa, Biden teve apenas 28%.