quarta-feira, julho 3, 2024
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Bicicleta supera carro como principal meio de transporte em Paris

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paris Região (IPR), consórcio de empresas públicas e privadas da região da capital francesa, aponta para uma mudança de comportamento entre os habitantes da cidade. Pela primeira vez, a bicicleta superou o carro como meio de transporte favorito das pessoas.

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Uso de bicicletas tem aumentado em Paris (Imagem: Ekaterina Pokrovsky/Shutterstock)

Incentivo ao uso da bicicleta

De acordo com o levantamento, 11,2% dos parisienses utilizam a bicicleta para deslocamentos na cidade, contra apenas 4,3% que fazem uso de carro. Os dois métodos preferenciais continuam sendo o deslocamento a pé (53,3%) e o transporte público (30%).

A bicicleta também supera o carro no deslocamento entre Paris e os subúrbios mais próximos: 14% contra 11,8%. O estudo, divulgado no início de abril, indica ainda que 66,1% dos moradores da capital da França usam transporte público, e 5,5% caminham para se deslocar.

Agora é oficial: atualmente, há mais deslocamentos por bicicleta do que por carro na cidade de Paris, no momento dos Jogos Olímpicos! É o objetivo que nós havíamos fixados dentro do plano #vélo [nome dado ao programa da prefeitura].

David Belliard, prefeito-adjunto para a transformação dos espaços públicos e mobilidade de Paris

Uma das explicações para a mudança de comportamento dos habitantes da capital francesa é justamente o grande investimento feito para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que começam em 26 de julho. De acordo com o comitê organizador do evento, os visitantes poderão chegar aos locais de competição por ciclovias. No total, a prefeitura vai disponibilizar mais de duas mil bicicletas elétricas durante os jogos.

Uso de bicicletas já supera o de carros em Paris (Imagem: Obs70/Shutterstock)

Menos emissões de gases de efeito estufa

  • A prefeitura de Paris estabeleceu como meta reduzir a dependência dos carros e melhorar a mobilidade urbana.
  • O plano começou a ser colocado em prática em 2015 e previa a ampliação em 1.094 quilômetros da malha de ciclovias na capital francesa até 2021, além de criar vias expressas conectando a região da Île-de-France.
  • O resultado foi um aumento de 47% dos usuários de bicicleta na cidade.
  • A segunda parte do projeto quer tornar Paris 100% adaptada a bicicletas até 2026.
  • Para isso, está prevista a construção de mais 130 quilômetros de ciclovias, além da restauração de 52 quilômetros de vias já existentes.
  • De 2004 a 2021, a administração de Paris também afirma ter reduzido em 36% as emissões locais (que incluem o consumo energético residencial, as emissões de transportes e da cadeia produtiva e industrial).
  • A transformação da rede de transportes urbanos foi responsável por uma queda de 60% na emissões de gases de efeito estufa, com aumento da frota de ônibus elétricos e restrição de circulação de carros.
  • As informações são da Folha de São Paulo.

Via Olhar Digital

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