Se você é morador de uma grande cidade, provavelmente já viu alguém rodando com um monociclo elétrico pelas ciclovias. No modelo “tradicional”, o condutor fica em pé no objeto e pode chegar até 30 km/h de velocidade. No entanto, o veículo não é o mais seguro e pode deixar algumas pessoas mais cautelosas com receios de aderir. Afinal, por que não usar uma bicicleta?
O projeto Make It Extreme, destinado a criar modelos únicos e extremos, pensou em um modelo misto entre monociclo e bicicleta. Trata-se de um monociclo elétrico com guidão e uma estrutura circular ao redor que protege o condutor.
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Em 2018, o Make It Extreme já havia lançado uma versão do monociclo com um motor de 1100 cilindradas. Com os esforços em prol da eletrificação, o projeto resolveu se atualizar e revitalizou o modelo, agora com um motor elétrico.
Foi aí que surgiu o Projeto 149. A nova empreitada tem o mesmo objetivo do anterior (criar um monociclo), mas com estrutura “mais funcional e avançada”.
Como o monociclo elétrico foi feito
- Assim como o projeto a combustão, a roda externa (que vai ao redor do monociclo), o chassi interno e os outros componentes foram feitos do zero;
- Segundo o New Atlas, a roda externa de 145 centímetros foi envolvida com pneu amassado de três pneus de motocicletas;
- Já os motores elétricos foram reaproveitados de um hoverboard antigo e colocados dentro de um pneu de kart embaixo do assento do condutor;
- Quando o motor é acionado, faz a roda de kart girar. Ela, por sua vez, faz a roda externa girar e avançar;
- O monociclo elétrico ainda conta com guidão para direção, alavanca de freio, acelerador, molas amortecedoras de impacto e um descanso lateral para permitir estacionar o veículo como uma bicicleta tradicional.
Sem mais delongas, veja como foi a construção do modelo e o veículo final em ação:
E se você ficou na dúvida para que serve o monociclo elétrico “diferentão”, a resposta é simples: apenas para diversão.