quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioEsporteBia Souza desabafa após ouro no judô: “A cor não define nada,...

Bia Souza desabafa após ouro no judô: “A cor não define nada, não define medalha“

O primeiro ouro do Brasil na Olimpíada foi conquistado por uma mulher negra. Nesta sexta-feira (2), Beatriz Souza venceu a categoria +78kg do judô feminino.

Com a medalha no peito e muito emocionada, a judoca Beatriz Souza disse à CNN que a cor “não define medalha”.

“A gente está aqui para crescer, não só como atleta, mas como ser humano e para mostrar que a gente pode tudo, e que a cor não define nada, não define medalha, não define nada. Chega na hora é raça”, disse a atleta de 26 anos, ao ser questionada sobre o significado de uma mulher negra garantir a primeira medalha de ouro do Time Brasil em Paris.

Bia Souza também afirmou que a sua medalha também representa uma vitória dos negros. “Os negros estão conquistando o poder. É muito bom escrever isso na história e servir de inspiração”, disse a atleta.

A atleta nascida em Itariri, interior do estado São Paulo, dedicou a medalha a sua avó. “Em parte, a medalha foi para a minha avó. Ela faleceu há dois meses e eu queria provar para mim mesma que toda a abdicação que eu fiz, de não de ir a aniversários, encontros de família, iria valer a pena, e valeu. Valeu a pena, cada segundo”, comemorou.

A judoca que cresceu em Peruíbe, no litoral sul paulista, disse ainda que não vê a hora de abraçar seu marido. Ela é casada com Daniel Souza, ex-atleta do basquete.

“Meu marido é muito guerreiro de ter me aguentado em em todo esse ciclo, foi muito paciente, muito cuidadoso comigo, sempre me ajudando em tudo”, afirmou.


Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui