Feliz aniversário, Beyoncé! Nesta quarta-feira (4), a cantora norte-americana completa 43 anos, se consagrando como uma das maiores potências musicais da indústria.
Indo além da discografia, marcada por grandes lançamentos, turnês, parcerias e valores milionários, a influência da artista também é lembrada por sua luta contra o racismo e por trazer, em sua trajetória, a esperança e inspiração para uma infinidade de meninas negras.
De sua estreia, ainda no Destiny’s Child, até a recente passagem pelo Brasil, a CNN reúne abaixo 5 momentos memoráveis protagonizados por Beyoncé. Veja abaixo.
Destiny’s Child, o início de tudo
Com apenas 7 anos, a cantora deu o pontapé inicial em sua carreira musical. Na época, ela venceu um show de talentos cantando “Imagine”, de John Lennon. Dois anos mais tarde, aos 9, participou da audição para integrar o então grupo feminino Girl’s Tyme.
Em 1990, o conjunto tornou-se o conhecido Destiny’s Child, tendo, em sua formação final, Beyoncé, Kelly Rowland e Michelle Williams. Hits virais como “Say My Name” e “Emotion” se destacaram como faixas clássicas dos anos 2000. Apesar do grande sucesso, o trio chegou ao fim em 2005.
Anúncio de gravidez no palco do VMA 2011
Em 2011, Beyoncé surpreendeu a plateia que acompanhava sua performance no palco do Video Music Awards (VMA).
Após soltar a voz ao som de “Love On Top”, a cantora abriu parte do look e passou a fazer carinho na própria barriga, anunciando assim a primeira gravidez. Blue Ivy, filha da cantora com o rapper Jay-Z, nasceu em 7 de janeiro de 2012.
100 milhões de telespectadores no Super Bowl 2013
Em fevereiro de 2013, a artista subiu ao palco do Super Bowl, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, para uma apresentação histórica durante o evento esportivo. Segundo informações da MTV norte-americana, 100 milhões de telespectadores acompanharam ao espetáculo.
Ao longo da performance, as antigas parcerias do Destiny’s Child, Kelly e Michelle, fizeram uma aparição surpresa e, juntas, o trio s vocais ao som de singles como “Single Ladies”, “Independent Woman”, e “Bootylicious”.
Debut no Coachella 2018
Em 2018, Beyoncé cravou o seu nome no Coachella realizado em Indio, na Califórnia, tornando-se a primeira artista negra como headliner do evento, ou seja, atração principal.
Ao longo de quase duas horas, a cantora embalou o público com singles memoráveis e muitas surpresas, incluindo a aparição do marido, Jay-Z, e sua irmã, Solange Knowles.
Os bastidores e emoções por trás do show foram transformadas no documentário “Homecoming”, disponível na Netflix. A produção, inclusive, ganhou o Grammy na categoria de Melhor Filme Musical, em 2020.
Beyoncé no Brasil? Sim!
Em dezembro de 2023, a cantora norte-americana desembarcou, de surpresa, em Salvador, na Bahia, para a estreia do filme “Renaissance”, que acompanha bastidores da sua última turnê mundial a partir do álbum homônimo – lançado em 2022.
Sem anúncio oficial, a vinda da artista colocou a imprensa em estado de alerta, gerando diversas suposições. Na ocasião, a Parkwood, empresa da cantora, organizou uma festa intitulada de “Club Renaissance” para festejar a estreia do longa e convidou cerca de 3 mil pessoas, priorizando fãs.
Na breve aparição, Beyoncé se declarou ao público brasileiro e lamentou não trazer a turnê para o país. “Eu vim porque eu os amo demais. Não fui capaz de vir com a Renaissance Tour, mas estou feliz com o filme. Obrigada por todo o suporte em todos estes anos. Não há ninguém como vocês. Vocês são únicos”, disse.
Beyoncé se torna a artista feminina com a maior bilheteria da história