Pita Taufatofua, atleta tonganês do taekwondo que foi destaque das últimas duas cerimônias de abertura de Jogos Olímpicos, está em Paris. Se nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e de Tóquio ele atuou como atleta, dessa vez, terá uma nova função. Pita será “coach” dos representantes de Tonga na Cidade Luz.
Aos 40 anos, Taufatofua tentou classificação para os jogos em duas modalidades: taekwondo, sua especialidade, e, também, na canoagem. Ele não conseguiu índices em nenhuma delas.
OLHA ELE ALI! O “Besuntado” de Tonga 🇹🇴
Pita Taufatofua não vai competir em #Paris2024, mas marcou presença no revezamento da tocha! #JogosOlimpicos pic.twitter.com/2GDsGYFk5K
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 26, 2024
Pita Taufatofua ficou mundialmente conhecido como “Besuntado de Tonga” após desfilar com a bandeira de seu país na abertura da Olimpíada do Rio, em 2016, sem camisa e com o corpo coberto por quatro litros de óleo.
Na ocasião, Pita foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.
Hoje, com a carreira de atleta em sua reta final, Pita Taufatofua, que também é engenheiro, atua como embaixador da Unicef e também é ativista em prol de medidas para conter as mudanças climáticas no mundo.