sexta-feira, agosto 16, 2024
InícioPolíticaBerzoini chama atentado contra Trump de 'encenação'

Berzoini chama atentado contra Trump de ‘encenação’

Uma das lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) usou as redes sociais para espalhar teorias da conspiração no caso do atentado contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, neste sábado, 13. Ricardo Berzoini externou não acreditar na veracidade do caso.

“Acreditar no ‘atentado’ contra Trump é o mesmo que crer na facada (fake ada) de Juiz de Fora em 2018″, afirmou Berzoini, que foi o presidente nacional do PT de 2005 a 2009. “Foi uma encenação mal ensaiada. O golpista fascista quer derrotar o genocida do povo palestino com essa canastrice?”

Para tais afirmações, o petista não apresentou provas ou indícios. Diferentemente da postagem dele, autoridades norte-americanas confirmaram a veracidade do crime que tinha o republicano como alvo.

O Serviço Secreto dos EUA, por exemplo, afirmou que um atirador efetuou disparos. De acordo com o órgão, um apoiador de Trump morreu. Além disso, outras duas pessoas ficaram gravemente feridas. Um dos disparos acertou de raspão a orelha direita do ex-presidente.

O Federal Bureau of Investigation (FBI) definiu o caso como tentativa de assassinato de Trump. O FBI também confirmou a identidade do responsável pelo atentado: Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, que morava em Bethel Park, na Pensilvânia. Agentes de segurança eliminaram o criminoso logo depois dos disparos.

Assim como o atentado contra Trump, que foi atingido enquanto discursava em comício em Butler (Pensilvânia), não há evidências de que o caso de Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais, tenha sido fake. No dia 6 de outubro de 2018, o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro foi esfaqueado na região do abdômen.

Desde do episódio, Bolsonaro passou por diversas cirurgias abdominais, uma vez que teve o aparelho digestivo afetado pela facada. Apontado como autor do crime, Adélio Bispo segue preso até hoje.

Quem é Ricardo Berzoini

O político que, sem provas, acusa de fake o atentado contra Trump e o esfaqueamento de Bolsonaro já teve espaço na alta cúpula petista. Em outubro de 2005, em meio ao escândalo do Mensalão, Ricardo Berzoini tornou-se presidente nacional do PT. Permaneceu no cargo até o fim de 2009.

Aos 64 anos de idade, Berzoini também teve vez no Poder Executivo. Foi ministro tanto de Luiz Inácio Lula da Silva quanto de Dilma Rousseff. Ficou à frente de pastas como Previdência Social, Trabalho, Relações Institucionais, Comunicações e Secretaria de Governo.

ricardo berzoini nos tempos de deputado federal
Ricardo Berzoini nos tempos de deputado federal pelo PT de São Paulo | Foto: Reprodução/Flickr/PT na Câmara

Além disso, Berzoini cumpriu quatro mandatos como deputado federal. A saber, ganhou eleições para o Congresso Nacional de 1998 a 2010, sempre pelo PT de São Paulo.

E mais: “Fotógrafo relata momentos de terror em atentado contra Trump”



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui