A chuva forte e a ventania da tempestade tropical Beryl mataram pelo menos quatro pessoas, cancelaram voos e deixaram mais de 2 milhões de casas e comércios sem energia no Texas, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 8.
O furacão, de categoria 5, perdeu força depois de atingir a cidade costeira de Matagorda e antes de ir em direção a Houston, capital do Estado, de acordo com informações do Centro Nacional de Furacões norte-americano (NHC, na sigla em inglês).
A expectativa é que Beryl enfraqueça ainda mais até esta terça-feira, 9, e se torne uma depressão tropical.
Antes de chegar ao Texas, Beryl já havia provocado estragos significativos na Jamaica, Granada e São Vicente e Granadinas, que resultaram em dez mortes.
Indústria de energia do Texas se preparou para impacto do Beryl
A indústria de energia texana se preparou para o impacto e, por isso, reduziu as atividades em refinarias e esvaziou algumas instalações. Medidas preventivas também incluíram suspensões de aulas, cancelamentos de voos e evacuações em cidades litorâneas.
Escolas suspenderam aulas, companhias aéreas cancelaram voos e algumas evacuações foram ordenadas em cidades costeiras. Vários condados no sudeste do Texas estão sob alerta de inundação repentina devido às fortes chuvas.
As autoridades emitiram alertas de inundação repentina para vários condados no sudeste do Texas — incluindo Houston, onde muitas empresas de energia dos EUA têm sede —, devido às fortes chuvas provocadas pela tempestade.