A Berkshire Hathaway, holding de Warren Buffett, superou nesta quarta-feira, 28, US$ 1 trilhão em valor de mercado.
A Berkshire Hathaway se tornou a primeira empresa de capital aberto dos Estados Unidos fora do setor de tecnologia a chegar nessa avaliação. Entrando, dessa forma, em um seleto clube de companhias dominado por seis gigantes:
As ações da Berkshire Hathaway subiram mais de 27% em 2024, quase o dobro do S&P 500, principal índice das Bolsas de Valores dos EUA. A empresa se valorizou US$ 200 bilhões.
Valorização da Berkshire Hathaway é presente de aniversário para Buffett
O trilhão de reais em valor de mercado foi atingido dois dias antes do 94º aniversário de Buffett, conhecido como o “Oráculo de Omaha” por seus acertos no mercado financeiro.
Ao contrário das outras seis gigantes que estão no clube do trilhão de dólares, a Berkshire Hathaway é conhecida por seus investimentos na chamada “velha economia”.
Buffett obteve o controle da empresa têxtil Berkshire na década de 1960, quando a companhia estava em dificuldades, e a transformou em um império que inclui investimentos em seguros, ferrovias, energia e varejo.
O conglomerado foi transformado por Buffett nas últimas seis décadas em uma força que toca quase todos os cantos da economia americana.
De empresas de transporte ferroviário até fabricantes de peças para aviões, passando por uma das maiores seguradoras de automóveis dos EUA.
Desde o começo do ano Buffett está vendendo ações, incluindo metade da participação na Apple, obtendo gigantescos lucros para a Berkshire Hathaway e injetando os lucros em títulos do Tesouro dos Estados Unidos com vencimento de curto prazo.