O Bee Fund se apresenta como uma plataforma de investimentos e gestão de riqueza “segura, estável e personalizada”. De acordo com sua descrição na Play Store, o aplicativo permite ganhar recompensas em criptomoeda. O site mostra, sem muitos detalhes, traders que obtiveram até quase 60% de lucro.
Entretanto, alguns elementos põem em xeque a confiabilidade do aplicativo. Por exemplo, relatos de usuários da Bee Fund mostram que há dificuldades para sacar o dinheiro.
A plataforma também não é regulamentada pelo Banco Central do Brasil. Mas, segundo a Lei nº 4.595, de 1964, cabe ao Banco Central conceder autorização às instituições financeiras para que possam funcionar no país.
Há suspeitas de que se trata de esquema de pirâmide, em que o retorno financeiro ao investido vem a partir da adesão de novos membros, e não da venda de produtos ou serviços.
O que dizem os usuários do Bee Fund no Reclame Aqui?
No Reclame Aqui, usuários relatam que não conseguem sacar o dinheiro. Apesar da maioria de comentários negativos, menos de 50% obtém resposta. O site classificou a plataforma como “não confiável”. Tampouco a plataforma é verificada pelo Reclame Aqui ou conta com seu selo de confiança.
“Sou cliente da bee fund, não consigo sacar, problemas no saque, desde o dia 8/10/2024 o dinheiro não cai na conta e nem retorna, e não consigo suporte”, diz um usuário.
“Fiz a solicitação de um saque na plataforma da bee fund gtex no último dia 09 /10/2024 e hoje dia 11/10/2024 o valor ainda não caiu na minha conta, pois lá diz que tá em processamento com isso já se passaram mais de 24 horas e o meu dinheiro nem caiu na conta e nem foi estornado, me sinto frustrado e enganado, pois lá tenho um investimento de quase 2900 reais”, conta outro.
Equipe falsa
De acordo com o site do Bee Fund, a equipe de Fundo de Criptomeeda é liderada por Jan Brzezek, que é CEO e co-fundador do Crypto Finance AG.
Mas em comentário em um post no LinkedIn, Brzezk negou ser parte da equipe da plataforma ao ser questionado por um usuário se ele era CEO no Bee Fund Brasil. O CEO pediu que o usuário responsável pela pergunta denunciasse o site.
Com exceção da resposta dada ao usuário, não há qualquer menção ao Bee Fund no perfil do LinkedIn de Brzezk.