sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEconomiaBC fará 'o que for preciso' para ter inflação na meta

BC fará ‘o que for preciso’ para ter inflação na meta

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira, 12, que a instituição fará “o que for preciso” para manter a inflação na meta. Campos Neto destacou a coesão entre os diretores da autarquia sobre o objetivo.

“A gente tem tido uma mensagem inequívoca e consensual de que o Banco Central vai fazer o que for preciso para trazer a inflação para a meta”, afirmou Campos Neto durante um evento da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP).

“Acho que é muito importante, independente de quem seja o presidente de qual seja o mandato”, completou. Isso está muito sedimentado no grupo que a gente tem hoje e nos debates que nós fazemos.”

A autoridade disse ainda que o Banco Central “tem feito o máximo possível para mostrar que é técnico”.

“Não importa se eu vou estar lá, se eu não vou estar lá, quem vai estar lá”, afirmou. “Nós obtivemos autonomia para isso.”

Inflação dos últimos 12 meses atingiu o teto da meta e ficou em 4,50%
Inflação dos últimos 12 meses atingiu o teto da meta e ficou em 4,50% | Foto: Divulgação/Banco Central

Inflação “acima da meta” preocupa

O presidente do BC também afirmou ser “fator de preocupação” da autoridade monetária a inflação estar “acima da meta” e uma “expectativa desancorada”. O centro da meta é de
3%.

O Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu 4,50% no acumulado dos 12 meses e alcançou o teto da meta de inflação para 2024, que estabelece taxa de 3%, com intervalo de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui