Em 2024, o Batman, super-herói icônico da DC, comemora 85 anos. Para celebrar essa data especial, dois filmes memoráveis do Cavaleiro das Trevas estão voltando aos cinemas: a versão de 1989, estrelada por Michael Keaton, e a de 2022, com Robert Pattinson.
Entretanto, no amplo universo do Batman em live-action, essas não são as únicas obras que o colocam em evidência. Ao longo das décadas, aproximadamente doze filmes destacaram o personagem, contando com diferentes atores, como George Clooney, Ben Affleck e Christian Bale, além dos já mencionados Michael Keaton e Robert Pattinson.
Neste Batman Day, a CNN compilou uma lista dos melhores filmes live-action do Batman, segundo a crítica. Para isso, foram utilizados os rankings do Rotten Tomatoes, site que agrega e analisa as opiniões de especialistas sobre filmes e séries. Confira o ranking das 12 produções, ordenadas do filme menos bem recebido pela crítica ao melhor.
12. Batman e Robin (1997)
Na trama, Batman (George Clooney) e Robin (Chris O’Donnell) se deparam com os supervilões Senhor Frio (Arnold Schwarzenegger) e a encantadora ecoterrorista Hera Venenosa (Uma Thurman). Para libertar Gotham City das garras desses vilões, no entanto, eles recebem o apoio de uma nova parceira: a Batgirl (Alicia Silverstone).
A produção é o título menos bem-recebido pela crítica, com apenas 12% de aprovação segundo os críticos que o site consultou. “Batman e Robin” está disponível para streaming na Max.
11. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
A produção acompanha o choque entre Superman (Henry Cavill) e Zod (Michael Shannon) em Metrópolis. Mas enquanto muitos veem Superman como um novo deus, outros temem a existência de alguém tão poderoso sem supervisão. Bruce Wayne (Ben Affleck) está entre os que se preocupam.
A produção, também disponível para streaming no Max, conta com 29% de aprovação da crítica especializada.
10. Liga da Justiça (2017)
Revigorado pela nova crença na humanidade após a ação altruísta de Superman, a produção acompanha Bruce Wayne (Affleck), que chama Diana Prince (Gal Gadot) para lutar contra um inimigo ainda mais ameaçador. Juntos, Batman e Mulher-Maravilha reúnem rapidamente um grupo de heróis, mas temem que já seja tarde demais para evitar um ataque devastador ao planeta.
“Liga da Justiça” conta com aprovação de 39% segundo a crítica especializada consultada pelo Rotten Tomatoes. O filme está disponível para steaming na Max.
9. Batman Eternamente (1995)
Na trama, os vilões Duas Caras (Tommy Lee Jones) e Charada (Jim Carrey) planejam descobrir a identidade de Batman (Val Kilmer) para, em seguida, matá-lo. Para enfrentar essa ameaça, o Homem-Morcego conta com a ajuda de um jovem em busca de vingança, que perdeu sua família em um acidente causado por Duas Caras.
“Batman Eternamente” recebeu 40% de aprovação da crítica especializada e está disponível para streaming na Max.
8. Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)
“Liga da Justiça de Zack Snyder” é a visão do diretor Zack Snyder para “Liga da Justiça”, lançado em 2017. Esta versão estendida tem mais de quatro horas de duração e utiliza um filtro em preto e branco, conceitos que Snyder havia originalmente proposto à Warner, mas que foram alterados pelo estúdio.
Lançado exclusivamente para a Max, a produção foi bem-recebida pela crítica especializada. Segundo o Rotten Tomatoes, o filme conta com 71% de aprovação.
7. Batman (1989)
Um dos filmes que voltou aos cinemas para comemorar o Batman Day em 2024, “Batman” traz Michael Keaton, indicado ao Oscar, como o Homem-Morcego, e Jack Nicholson interpretando o vilão Coringa.
O filme possui 77% de aprovação da crítica especializada e está disponível na Max.
6. Batman – O Homem Morcego (1966)
Um verdadeiro clássico da franquia, este filme é inspirado nas histórias em quadrinhos criadas por Bob Kane e segue Batman (Adam West) e Robin (Burt Ward) enquanto enfrentam um plano maligno elaborado pelos principais vilões de Gotham City.
Com 81% de aprovação no site agregador de críticas, a produção clássica está disponível para streaming no Disney+.
5. Batman: O Retorno (1992)
Na sequência da versão de “Batman” com Michael Keaton, um milionário planeja controlar Gotham City ao transformar o Pinguim (Danny DeVito) em prefeito. Para complicar ainda mais as coisas, surge a Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer), que, além de encantadora e sedutora, enfrenta uma dualidade de personalidade por conta de traumas passados. Juntos, eles se tornam autênticos pesadelos para Batman.
Com 82% de aprovação, o longa está disponível no catálogo da Max.
4. Batman Begins (2005) – empate
O primeiro longa-metragem da trilogia de Christopher Nolan acompanha o jovem Bruce Wayne (Christian Bale), que, ao descobrir que a Liga das Sombras planeja destruir Gotham City, decide retornar à sua cidade natal para enfrentá-la. Ele assume a identidade de Batman, o Cavaleiro das Trevas.
O longa conta com 85% de aprovação da crítica e está disponível na Max para streaming.
4. Batman (2022) – empate
O outro filme que voltou aos cinemas para o Batman Day deste ano traz Robert Pattinson como o Homem-Morcego, sob a direção de Matt Reeves. Bem recebido pelo público e pela crítica, a produção já tem uma sequência confirmada para 2026.
O longa conta com 85% de aprovação da crítica especializada e está disponível na Max.
2. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Na última parte da trilogia de Nolan, a produção mostra que a vida de Batman (Bale) muda com a chegada de uma ladra enigmática, a Mulher-Gato (Anne Hathaway), e de Bane, um terrorista mascarado, que o forçam a deixar seu exílio.
A produção conta com 87% de aprovação da crítica e está disponível na Max.
1. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
O filme mais elogiado pela crítica da franquia Batman é o segundo da trilogia de Nolan. A produção retrata Batman lidando com o caos em Gotham City, provocado pelo Coringa (Heath Ledger), que deseja desafiar o Cavaleiro das Trevas e lançar a cidade em um verdadeiro estado de desordem.
Graças à sua atuação como Coringa, Ledger foi o primeiro ator a receber um Oscar por interpretar um personagem de quadrinhos. O filme tem 94% de aprovação e pode ser assistido na Max.
À frente da DC, James Gunn celebra 10 anos de “Guardiões da Galáxia”