terça-feira, setembro 17, 2024
InícioCiência e tecnologiaBateria mais potente do mundo pode revolucionar carros elétricos

Bateria mais potente do mundo pode revolucionar carros elétricos

Um grupo de pesquisa da Universidade Técnica Chalmers, na Suécia, conseguiu um feito impressionante: uma bateria que pode reduzir pela metade o peso de laptops, deixar celulares tão finos quanto cartões de crédito e aumentar a autonomia de carros elétricos em até 70%.

O segredo está no que os pesquisadores chamam de “bateria estrutural”, quando o dispositivo funciona tanto como bateria quanto com estrutura de suporte. Ou seja, ela é integrada ao produto em que será usado, pensada como parte estrutural dele.

Segredo da bateria está na integração com dispositivos, como carros elétricos e eletrônicos (Imagem: Chalmers University of Technology/Henrik Sandsjö)

Bateria não é exatamente nova

A pesquisadora Richa Chaudhary, primeira autora do artigo publicado sobre o tema, explicou que a equipe criou uma bateria de composto de fibra de carbono tão rígida quanto o alumínio e densa em energia.

O dispositivo não é exatamente novidade. Pesquisas sobre baterias estruturais existem há anos, com alguns dos primeiros resultados sendo publicados em 2018. Na época, a descoberta de fibras de carbono rígidas e fortes permitiam o armazenamento de energia elétrica quimicamente.

Desde então, o grupo seguiu no desenvolvimento deste conceito com uma finalidade: aumentar a rigidez e a densidade da bateria.

Bateria usa composto de carbono leve e de alta densidade energética (Imagem: Advanced Materials)

Em 2021, o grupo chegou a uma bateria de densidade de energia de 24 watts-hora por quilograma (Wh/kg). Na prática, ela tem 20% da capacidade de uma bateria de íons de lítio da mesma proporção.

Desde então, a equipe avançou e chegou a um dispositivo com densidade 30 Wh/kg. Isso ainda é menor do que baterias tradicionais, mas o EurekaAlert lembra que as condições de uso também são bem diferentes. Isso porque a bateria em questão faz parte da construção do dispositivo em que será usado, como carros elétricos ou eletrônicos. Por ser leve, ela reduz o peso geral do produto, o que, por sua vez, diminui a quantidade de energia necessária para fazê-lo funcionar. Aí está a eficiência.

Segundo Leif Asp, líder da pesquisa, uma bateria estrutural competitiva permite que carros elétricos rodem até 70% mais. Vale lembrar que isso também requer design de segurança que permita a integração do dispositivo com o veículo sem riscos ao usuário.

Ele foi positivo sobre a invenção:

Em termos de propriedades multifuncionais, a nova bateria é duas vezes melhor que sua antecessora (de 2021) – e, na verdade, a melhor já feita no mundo.

Leif Asp, líder da pesquisa

Melhor bateria do mundo ainda deve demorar para chegar ao mercado

  • O objetivo inicial da pesquisa era chegar a desempenho que permitisse a comercialização da bateria;
  • Por ora, a equipe está fortalecendo vínculos com o mercado através da recém-criada empresa Chalmers Venture Sinonus AB;
  • Porém, ainda há chão pela frente. Os pesquisadores ainda precisam descobrir como escalar a produção para grande escala para atender carros elétricos, e eletrônicos. Isso porque, por enquanto, a produção é em pequena escala em laboratório.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui