A capacidade das baterias de veículos elétricos atuais está aumentando e, consequentemente, o desempenho também. Para pessoas que usam carregadores caseiros (principalmente no caso de uma bicicleta elétrica), isso pode se tornar uma preocupação, já que não são poucos os números de casos de incêndios e falhas elétricas em dispositivos desse tipo. Legislações nesse sentido estão começando a aparecer, proibindo baterias que não atendam a padrões de segurança.
Uma empresa de bicicletas, a Rad Power Bikes, já havia lançado uma bicicleta elétrica “dentro dos padrões” de carregamento seguro no ano passado. Agora, a companhia deu mais um passo e lançou uma bateria com tecnologia de proteção contra superaquecimento, que promete proteger os veículos e seus proprietários (e sua casa).
As baterias de veículos elétricos são seguras e os pesquisadores trabalham cada vez mais para melhorar isso, principalmente à medida que os modelos elétricos se tornam mais comuns.
As ocorrências de acidentes são raras, mas não deixam de levantar preocupações. Segundo especialistas consultados pelo TechCrunch sugerem que, se uma bateria está barata demais, o fabricante economizou em algum lugar – e pode ter sido nos requisitos de segurança.
Legislações nesse sentido têm aparecido. Por exemplo, como lembra o New Atlas, a cidade de Nova York aprovou uma regulamentação que proíbe a “venda, locação ou aluguel de dispositivos de mobilidade motorizados, como bicicletas elétricas e scooters elétricas, e baterias de armazenamento para esses dispositivos, que não atendem aos padrões de segurança reconhecidos”. Outro projeto de lei propôs uma padronização de segurança federal desses produtos.
Já o Reino Unido foi mais radical e proibiu a venda de baterias UPP fabricadas na China que, segundo o país, foram “ligadas a uma série de incêndios na Inglaterra”.
Bateria de bicicleta elétrica segura
A Rad Power Bikes aproveitou os temores e lançou a Safe Shield, uma bateria compatível com a maior parte de seus modelos e que promete segurança com uma tecnologia de superaquecimento.
Saiba mais sobre o modelo:
- As baterias são externas, semi-integradas de 15 Ah e certificadas nos padrões de segurança;
- Elas contam com uma “resina absorvente de calor” para proteger a bateria contra corrosão e superaquecimento;
- No caso da corrosão acontecer, a resina ajuda a impedir a propagação do aquecimento;
- Elas ainda são recicláveis e foram lançadas junto de duas bicicletas elétricas da marca, a Radster Road e a Radster Trail, ambas compatíveis com o novo modelo de carregamento.
Bicicletas elétricas
A Radster Road é voltada para o transporte regional, com motor de 750 W, pedal assistido em cinco modos e velocidade máxima de 45 km/h. O alcance pode chegar a 105 km antes de precisar recarregar.
Já a Radster Trail é destinada a passeios na natureza. Algumas das diferenças são no tamanho das rodas, de 27,5 polegadas (a anterior tem 29) e nos pneus de 3 polegadas de largura.
Ambas saem por US$ 1.999 (cerca de R$ 9.900) e estão em pré-venda, com envio previsto para 10 de abril.