O Brasil pode ter um desfalque de peso para a disputa do Pré-Olímpico de Basquete Masculino. O armador Yago dos Santos, de 25 anos, teve confirmado um estiramento grau 2-3 na paturrilha esquerda após realização de exames de imagem.
O jogador vinha fazendo uma ótima temporada no Estrela Vermelha com médias de 8.7 pontos por jogo, 3.9 assistências e 40% de aproveitamento nos arremessos de três pontos. Yago foi campeão da Copa da Sérvia na atual temporada.
O Pré-Olímpico será disputado em Riga, na Letônia, no mês de julho. O Brasil estreia no dia 2 contra Montenegro. Yago fazia parte da lista de 17 pré-convocados por Aleksandar Petrovic. Ainda não foi informado pela CBB se o jogador será cortado.
Dos 17 jogadores pré-convocados, 12 serão inscritos no Pré-Olímpico. Os jogadores vão iniciar a preparação em 10 de junho, em Blumenau, Santa Catarina. Depois, a equipe realizará três amistosos na Europa antes do torneio que dará uma vaga aos Jogos Olímpicos de Paris, na França.
Em 24 de junho, o Brasil enfrentará a Polônia em amistoso. Dois dias depois, a Seleção Croata será a rival. Os dois jogos serão em Opatija, na Croácia. Já no dia 28, a Seleção Brasileira enfrentará a Eslovênia, em Liubliana, capital eslovena.
Foi a primeira convocatória de Petrovic desde que ele retornou à Seleção Brasileira, em 18 de abril. Ele substituiu Gustavo De Conti, demitido um dia antes após desentendimentos com a CBB. Gustavinho estava como técnico da Seleção Masculina desde novembro de 2021, justamente após saída de Petrovic.
O Brasil está no Grupo B do Pré-Olímpico, junto de Camarões e Montenegro. Os dois primeiros avançarão para as semifinais e enfrentarão os dois melhores da outra chave, com Geórgia, Filipinas e a anfitriã Letônia.
O próximo jogo oficial do Brasil e reestreia de Petrovic será contra Montenegro, em 2 de julho, na Arena Riga, pela primeira rodada do Grupo B do Pré-Olímpico. Antes, a Seleção Brasileira deve fazer amistosos preparatórios visando ao torneio.
Somente o campeão deste Pré-Olímpico vai se classificar para Paris 2024 – há outros três torneios, com sedes em Valência (Espanha), Piraeus (Grécia) e San Juan (Porto Rico). França, Sudão do Sul, Canadá, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Sérvia e Austrália estão garantidos nos Jogos Olímpicos deste ano, de 26 de julho a 11 de agosto.