O Brasil conquistou as primeiras medalhas olímpicas logo na primeira participação em Olimpíadas. Foi lá em 1920, na Antuérpia, na Bélgica, na sexta edição dos Jogos da Era Moderna, com o tiro esportivo. Já a primeira conquista em esporte coletivo aconteceu apenas em 1948, com o basquete masculino.
A Olimpíada voltava a ser realizada após um longo hiato, já que não houve disputas em 1940 e 1944 por conta da Segunda Guerra Mundial. Mesmo ainda visivelmente abatida por bombardeios, Londres, na Inglaterra, foi a cidade-sede.
O Brasil enviou à Grã-Bretanha 81 atletas (70 homens e 11 mulheres) em 11 modalidades (atletismo, basquete, boxe, esgrima, hipismo, natação, pentatlo moderno, remo, saltos ornamentais, tiro esportivo e vela). Sylvio de Magalhães Padilha, do atletismo, foi o porta-bandeira na cerimônia de abertura.
A única medalha verde e amarela foi do basquete masculino. Mas até que a medalha chegasse, o elenco passou por algumas dificuldades. Foram mais de dois dias viajando de avião para chegar a Londres.
Os brasileiros saíram do Rio de Janeiro, pararam em Natal, fizeram escala em Dacar, no Senegal, e em Lisboa, em Portugal, até desembarcar na Grã-Bretanha. Além disso, a Seleção Brasileira precisou ficar em instalações militares sem locais para treinos e distante 80 quilômetros da quadra das partidas.
Ao todo, foram oito jogos para conquistar a medalha de bronze, com sete vitórias e apenas uma derrota ao longo da camapnha. O único resultado negativo foi na semifinal contra a França: revés por 43 a 33.
Em 13 de agosto, Affonso Évora, Alberto Marson, Alfredo da Motta, Marcus Vinícius Dias, Nilton Pacheco, Alexandre Gemignani, Zenny “Algodão” de Azevedo, João Francisco Bráz, Massinet Sorcinelli e Ruy de Freitas, comandados pelo técnico Moacyr Daiuto, venceram a disputa pelo terceiro lugar fazendo 52 a 47 sobre o México.
O Brasil tem cinco equipes coletivas garantidas em Paris-2024: vôlei masculino e feminino, rugby feminino, handebol feminino e futebol feminino. O basquete masculino e o rugby masculino ainda disputarão torneios pré-olímpicos, assim como o basquete 3 x 3 nos dois naipes.
Fase de grupos
- Brasil 36 x 32 Uruguai
- Brasil 57 x 35 Canadá
- Brasil 47 x 31 Itália