sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioPolíticaBarroso se diz 'mártir do direito' por não ter ido à Olimpíada

Barroso se diz ‘mártir do direito’ por não ter ido à Olimpíada

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse nesta terça-feira, 30, que recusou um convite para participar da cerimônia de abertura da Olimpíada de Paris 2024 para visitar escolas públicas no Acre e em Rondônia. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

“Eu tinha um convite para ir na abertura da Olimpíada de Paris, mas eu tinha mesmo me comprometido a ir a Rio Branco, no Acre, e a Porto Velho, aproveitando o recesso para encontrar juízes, e eu sempre visito escolas públicas, e eu não quis desmarcar”, disse o ministro, durante um evento na sede da Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

“Me considerei um pouco um mártir do direito”, acrescentou. “Não fui a Paris, mas fui muito bem recebido, com carinho e alegria, em Rio Branco e em Porto Velho. Mas eu queria dizer que eu fui às Olimpíadas 2016, abertura aqui no Rio.”

Barroso diz que decisões da Corte atrapalharam combate à corrupção

Durante o mesmo evento, Barroso comentou que algumas decisões da Corte atrapalharam o combate à corrupção no Brasil e citou três casos em que foi derrotado nas votações do plenário.

Ele se referiu ao fim da prisão em segunda instância, à submissão do afastamento do então senador Aécio Neves (PSDB) ao Senado e à anulação de sentenças devido à ordem de fala de delatores nos processos.

Em entrevista depois do evento, o presidente do Supremo indicou que não descarta a criação de um código de conduta para os ministros do tribunal.

“Não descarto a ideia”, afirmou. “Não chamaria de um código de conduta, mas talvez de uma consolidação de princípios já praticados, mas que não custa nada colocar no papel.”

Nos últimos meses, a Corte enfrentou episódios controvérsios, como o pagamento de R$ 39 mil em diárias para um segurança do ministro Dias Toffoli durante uma viagem ao Reino Unido, que incluiu ida à final da Champions League.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui