quarta-feira, outubro 2, 2024
InícioPolíticaBarroso mandou Lula criar plano anti-invasão de terras indígenas

Barroso mandou Lula criar plano anti-invasão de terras indígenas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, deu 60 dias para o governo Lula criar um plano contra a “invasão” de terras indígenas.

A solicitação é da Articulação dos Povos Indígenas, do Partido Socialista Brasileiro, do Partido Socialismo e Liberdade, do Partido Comunista do Brasil e da Rede Sustentabilidade.

Conforme a decisão assinada na quinta-feira 9, o Executivo terá de tomar a providência em territórios Ianomâmi, Karipuna, Uru-Eu-Wau-Wau, Kayapó, Araribóia, Mundurucu e Trincheira Bacajá. Depois de apresentado, a União vai precisar pôr o plano em prática em 12 meses.

stf concursos públicosstf concursos públicos
Cerimônia de posse do ministro Luís Roberto Barroso na presidência do STF – 29/09/2023 | Foto: Fátima Meira/Estadão Conteúdo

Ainda segundo o texto, o planejamento para a expulsão de “invasores” deve ser apresentado pelos ministérios da Justiça, dos Povos Indígenas e da Defesa. Barroso definiu também o coordenador do processo: a Secretaria Geral da Presidência da República.

“O Plano das 7 Terras é quase totalmente focado nas medidas de isolamento e expulsão dos invasores”, observou Barroso, na decisão sobre o governo Lula. “Por se tratar de uma desintrusão, essas são medidas essenciais e que devem ser priorizadas. É importante que existam previsões específicas para o sufocamento de ocupações ilegais e a destruição de equipamentos utilizados, em particular, no garimpo, na criação de gado e na pesca.”

O presidente do STF cobrou do governo o aperfeiçoamento do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, para aqueles que supostamente estariam excluídos do Sistema Único de Saúde.

“O fiasco diplomático de Lula”, reportagem publicada na Edição 187 da Revista Oeste

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui