sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaBarroso justifica gastos do STF com seguranças para ministros

Barroso justifica gastos do STF com seguranças para ministros

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, informou, nesta quinta-feira, 6, que os gastos com seguranças para ministros do STF se justificam pelo aumento da “agressividade e hostilidade” aos juízes da Corte.

stf
Sessão de abertura dos trabalhos do Judiciário — 01/02/2024 | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

“As autoridades públicas de todos os Poderes circulam com esse tipo de proteção, seja em eventos privados, seja em eventos públicos”, observou o presidente do STF. “Porque, evidentemente, a agressão ou o atentado contra uma autoridade, em agenda particular ou não, é gravosa para a institucionalidade do país.”

Entre maio e junho, o tribunal usou cerca de R$ 40 mil do dinheiro dos pagadores de impostos para garantir a segurança do ministro Dias Toffoli, que foi a Londres assistir à final da Champions League.

Toffoli assistiu à partida no camarote do empresário Alberto Leite, dono da FS Security, uma agência de segurança digital.

Em 2023, a segurança do ministro Luiz Fux registrou R$ 145 mil em diárias. Uma parcela deste montante acaba estornada aos cofres públicos quando a viagem é cancelada ou nos casos em que um magistrado retorna ao Brasil antes do prazo previsto.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui